Política Compartilhar
Eleições 2022

“Temos dois ou três meses para achar um nome de centro”, diz Fernando Henrique Cardoso

No evento deste domingo, ao defender um nome de centro, Fernando Henrique criticou o petista Luiz Inácio Lula da Silva e o atual presidente Jair Bolsonaro

• Atualizado

SBT News

Por SBT News

Foto: Reprodução/SBT News
Foto: Reprodução/SBT News

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso disse que o “centro” tem mais dois ou três meses para achar um nome para a disputa ao Palácio do Planalto. “Não temos muito tempo, mas ainda temos um tempinho para esse debate. Em política é preciso decisão, se esse nome não aparecer, temos que criá-lo”, disse o tucano, que participou de um debate do grupo Parlatório na tarde deste domingo (22).

O grupo Parlatório – que reúne formadores de opinião – realizou uma live para abordar ideias e caminhos para o “Futuro de uma Nação”. O Parlatório promove debates educação, saúde, meio ambiente, política monetária e econômica. No evento deste domingo, ao defender um nome de centro, Fernando Henrique criticou o petista Luiz Inácio Lula da Silva e o atual presidente Jair Bolsonaro.

“Lula vai puxar a brasa para a própria sardinha, quer ser o chefão, é obsessivo. Bolsonaro tem impulsos autoritários”, afirmou o presidente. Fernando Henrique defendeu um momento de congraçamento, algo maior do que interesses particulares. “Não é unificar o PSDB, mas unificar a opinião pública brasileira”, disse.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

“Se esse nome vier de São Paulo, ótimo, eu moro aqui. Mas se vier de outro estado, tudo bem.” O ex-presidente disse que esse nome não precisa nem mesmo vir do PSDB. “Tem que ser alguém para falar à sociedade. Alguém com potencialidade, alguém que se mova. Quem fizer isso vai ter o meu apoio”, disse ele, que lamentou neste momento a divisão no PSDB.

Democracia
Sem citar diretamente Bolsonaro, Fernando Henrique disse que a democracia tem regras. “É preciso respeito e responsabilidade.” O tucano afirmou que a Constituição precisa ser cumprida, mas disse que a democracia está estabelecida no Brasil. “Mas é preciso coragem para defendê-la.” O tucano disse que a sucessão é regrada pela Constituição. “E que a auto-regulação é necessária, incluindo para o presidente da República.”

“No Ocidente as regras são aceitas, há um conjunto de normas. Não se ganha no grito. Em determinado momento vai para o Judiciário e a Justiça decide.” Na última sexta-feira (20), Bolsonaro enviou ao Senado um pedido de impeachment do ministro do Supremo Alexandre de Moraes.

Bolsonaro prevê que um terço dos ministros se lance candidato em 2022

“Eu não acho que as pessoas hoje que propõem algo diferente do que está na Constituição, tenham força para que as palavras se transformem em realidade”, disse Fernando Henrique, que não acredita em eventuais riscos de autoritarismo, vindo de integrantes das Forças Armadas ou das polícias.

“Cabe a responsabilidade de todos nós manifestar apoio à Constituição, as nossas convicções democráticas, porque senão as pessoas se sentem à vontade em mostrar seus impulsos.” No debate, o ex-ministro do Supremo Ayres Brito, disse que a raiz dos atuais problemas do país está no desrespeito à Constituição. “E há um estilo de inadequação do atual presidente.”


Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.