STF analisará pedido da PGR para investigar Janones por ‘rachadinha’
Deputado federal é suspeito de associação criminosa e peculato
• Atualizado
A Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu nesta sexta-feira (1°) ao Supremo Tribunal Federal (STF) a abertura de inquérito contra o deputado federal André Janones (Avante-MG). A procuradoria pede autorização para investigar o parlamentar pelos crimes de associação criminosa e peculato.

Leia Mais
O pedido foi encaminhado ao Supremo após reportagens jornalísticas publicadas nesta semana e notícias-crime protocoladas por políticos de oposição informarem que Janones teria enviado áudios, por meio do Whatsapp, a ex-assessores solicitando o repasse de parte dos salários para ajudar em campanhas eleitorais. Os fatos teriam ocorrido a partir de 2019.
De acordo com a vice-procuradora-geral da República, Ana Borges Coêlho Santos, o inquérito vai apurar se o deputado cometeu a prática popularmente conhecida como “rachadinha”.
“Não se pode descartar, lado outro, a possibilidade de o deputado federal André Luís Gaspar Janones ter exigido, para si, diretamente, em razão do mandato parlamentar, vantagens econômicas indevidas dos assessores e ex-assessores, como condição para a sua manutenção nos cargos em comissão em seu gabinete”, afirmou.
A Agência Brasil entrou em contato com o gabinete de Janones e aguarda retorno.
- Polícia Militar apreende duas armas de fogo em menos de sete horas em Lages

- Suspeito morre e outro é preso após confronto com o BOPE em Florianópolis

- Cinco animações para assistir no +SBT

- Brasil enfrenta o Egito em amistoso antes da Copa

- Tempo firme marca o fim de semana em SC; veja a previsão

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO