Política Compartilhar
Senado

Senado aprova PEC que criminaliza porte de drogas

A PEC busca incluir na Constituição que tanto a posse quanto o porte de drogas, em qualquer quantidade, são considerados atos ilícitos

• Atualizado

Estadão Conteúdo

Por Estadão Conteúdo

Imagem: Agência Brasil
Imagem: Agência Brasil

O Senado aprovou nesta terça-feira (16) uma proposta de emenda à Constituição (PEC) que torna o porte de drogas um crime, em mais um embate com o Supremo Tribunal Federal (STF).

A PEC busca incluir na Constituição que tanto a posse quanto o porte de drogas, em qualquer quantidade, são considerados atos ilícitos. Segundo uma emenda proposta por Rogério Marinho (PL-RN), caberá ao policial distinguir entre usuário e traficante. A votação ocorreu em dois turnos no mesmo dia, com 53 votos a favor e 9 contra na primeira votação, e 52 a 9 na segunda. Agora, a matéria segue para a Câmara dos Deputados.

Com essa diferenciação, a PEC possibilita que usuários recebam penas alternativas à prisão e tratamento para dependência. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), é o autor da proposta.

Atualmente, o artigo 28 da Lei de Drogas prevê advertência, prestação de serviços à comunidade ou participação em programa educativo para usuários flagrados com drogas, mas o STF avalia a constitucionalidade desse artigo.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.