Pesquisa eleitoral revela vantagem de Lula sobre Bolsonaro
Registro dos levantamentos é obrigatório no Tribunal Superior Eleitoral
• Atualizado
Nesta semana, um levantamento do PoderData e outro do Paraná Pesquisa revelou que o ex-presidente Lula, pré-candidato à presidência da República, sairia na frente numa disputa com o atual ocupante do cargo, o presidente Jair Bolsonaro.
Nos cenários levantados pelo PoderData entre a segunda-feira (31) e terça-feira (1º) o petista tem 41% das intenções de votos contra 30% do presidente Jair Bolsonaro (PL). Em relação ao levantamento passado, feito quinze dias antes, os dois pré-candidatos tiveram variações na margem de erro, de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Antes, a vantagem de Lula sobre Bolsonaro era de 14, agora, desceu para 11 pontos.
Apesar do crescimento de quatro pontos percentuais no período, os pré-candidatos Ciro Gomes (PDT) e Sergio Moro (Podemos) alcançaram 7%. Já entre os pré-candidatos com menor desempenho na pesquisa estão João Doria (PSDB), com 2%; André Janones (Avante), também com 2%; e Alessandro Vieira (Cidadania), Simone Tebet (MDB) e Rodrigo Pacheco (PSD) com 1% cada um.
Seguindo as normas eleitorais, a pesquisa foi realizada pelo PoderData, com recursos próprios, por meio de ligações para telefones celulares e fixos. Foram 3.000 entrevistas em 238 cidades nas 27 unidades da Federação de 31 de janeiro a 1º de fevereiro de 2022. O registro no TSE é BR-09445/2022. O intervalo de confiança é de 95%. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.
Paraná Pesquisas
De acordo com os dados da Paraná Pesquisas, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) continua em vantagem na corrida pelo Palácio do Planalto. Na pesquisa divulgada nesta quarta (2.fev) o petista lidera com 40,1% das intenções de voto, contra 29,1% do atual presidente, Jair Bolsonaro (PL). Lula cresceu cinco pontos percentuais em relação à última pesquisa, divulgada em novembro de 2021 pelo instituto.
Na disputa, o ex-juiz e ex-ministro da Justiça Sergio Moro (Podemos) aparece em terceiro, com 10,1%. Ciro Gomes (PDT) tem 5,6%, enquanto o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), 2,4%. O mineiro André Janones (Avante) aparece com 1,1% dos votos. A senadora Simone Tebet (PMDB) teve 0,8%, e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM), obteve 0,4%. O instituto ouviu 2.020 eleitores nas cinco regiões do país entre 27 de janeiro e 1º de fevereiro. A margem de erro é 2% e o grau de confiança da pesquisa é de 95%.
O levantamento realizado pelo instituto Paraná Pesquisas foi encomendado pela corretora de investimentos Bgc Liquidez, pelo valor de R$ 126 mil, e está sob o registro BR-09055/2022 no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Foram feitas entrevistas face a face com 2.020 eleitores entre os dias 27 de janeiro e 1º de fevereiro de 2022. O nível de confiança da pesquisa é de 95% para uma margem de erro estimada de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO