Política Compartilhar
Exclusiva

Lula fala sobre ações do governo, saúde e futebol em entrevista exclusiva ao SBT; assista

Ao falar de ações do governo, Lula confirmou que o Desenrola Brasil deve começar a funcionar em setembro

• Atualizado

SBT News

Por SBT News

Foto: Reprodução | Redes sociais.
Foto: Reprodução | Redes sociais.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva concedeu, nesta quinta-feira (6), entrevista exclusiva à jornalista Débora Bergamasco, do SBT. Na conversa, Lula falou sobre ações do governo, política – nacional e internacional -, sobre a sua saúde e comentou a escolha do novo técnico da Seleção Brasileira de futebol.

O presidente comentou a candidatura do presidente Joe Biden à reeleição dos EUA e afirmou que a disposição do norte-americano de encarar uma nova disputa era um “estímulo” para concorrer novamente. “Nesses dias eu fui a Hiroshima, encontrei com o presidente Biden e eu perguntei se era verdade que ele iria concorrer. Ele falou ‘vou’. Eu falei, isso é um estímulo, eu sou mais novo do que ele”, disse.

Ao falar de ações do governo, Lula confirmou que o Desenrola Brasil deve começar a funcionar em setembro e que o programa “atrasou” por causa do desenvolvimento do aplicativo que será usado para renegociar as dívidas, que ainda não está disponível. A portaria que define as regras do Desenrola foi publicada no Diário Oficial no dia 28 de junho. 

Segundo o presidente, o foco do programa será a quitação das dívidas de menor valor, que são “a grande maioria”.

Perguntado sobre a relação do governo com o Centrão, Lula diz que não costuma utilizar esse termo. “É uma apelido que se deu num momento histórico em que eu estava como deputado na Constituinte. Que era para evitar que a gente tivesse muitos avanços na área social”, explica. Lula defendeu “acordos necessários” para a governabilidade.

Futebol

Lula falou ainda sobre a escolha da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) por Fernando Diniz para o comando da Seleção Brasileira. O presidente disse ser fã de Diniz, avalia que ele tem “personalidade, criatividade e comando do vestiário” e acha que “vai aproveitar bem” essa oportunidade.

Mas ponderou sobre a geração atual de atletas brasileiros. “O problema é que a gente não tem hoje a qualidade dos jogadores que a gente já teve em outras épocas. Nós estamos numa entressafra não muito boa”, comentou.

“A molecada sai do Brasil com 16, 17, 18 anos e só volta com 36, 37, 38. Nós apresentamos um trabalhador no ápice e o contratamos aposentado”, disse o presidente.

Saúde 

Lula descartou fazer uma cirurgia no quadril antes de viagens internacionais marcadas até o começo do ano que vem. “Esse é o tipo da cirurgia que é o paciente que escolhe, não é o médico que decide. Eu fui orientado o seguinte: o fêmur, quando ele tá desgastado, ele vai doendo, você vai se virando. Por enquanto, eu não penso em fazer a cirurgia”, explicou. 

Apesar disso, Lula não descartou a realização do procedimento no futuro e disse que tem conversado com pessoas que já fizeram a mesma cirurgia. Lula sofre dores com o atrito da cabeça do fêmur com ossos do quadril. Na última semana, ele cancelou a ida ao “Arraial do PT” por causa do problema. 

“A senadora Leila (PDT-DF), ela mesmo já fez essa cirurgia, ela é uma das que me dá conselho, ‘faça que quando você fizer você vai pro céu, porque não vai doer mais, você não vai sentir mais nada”, brincou.

Confira a entrevista exclusiva completa:

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.