Política Compartilhar
Entrou em lista

Lula é acusado pela Ucrânia de promover “narrativa consonante com propaganda russa”

Petista é o único brasileiro em lista divulgada pelo Conselho de Segurança e Defesa Nacional ucraniano

• Atualizado

Redação

Por Redação

Pré-candidato ao Planalto, ex-presidente Lula participa de evento em Diadema | Reprodução/Redes sociais
Pré-candidato ao Planalto, ex-presidente Lula participa de evento em Diadema | Reprodução/Redes sociais

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), candidato à Presidência da República nas eleições deste ano, foi incluído pelo governo da Ucrânia em uma lista de “oradores que promovem narrativas consonantes com a propaganda russa”. A Ucrânia e a Rússia estão em guerra desde 24 de fevereiro deste ano, quando o segundo país invadiu o vizinho. A lista em que consta o nome de Lula foi publicada pelo Centro de Combate à Desinformação, do Conselho de Segurança e Defesa Nacional ucraniano.

Além do petista, 75 pessoas — de diferentes países — foram incluídas nela. O governo da Ucrânia justifica a presença do ex-presidente brasileiro, única pessoa da nação sul-americana na listagem, citando duas declarações atribuídas ao petista: “A Rússia deve liderar a nova ordem mundial'”; e “Esse cara [o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelesnky] é tão responsável [pela guerra] quanto o Putin”.

A segunda foi dada em entrevista a revista norte-americana Time; após a divulgação, em maio deste ano, o principal conselheiro de Zelensky, Mykhailo Podolyak, utilizou as redes sociais para criticar a fala do petista, e a Embaixada da Ucrânia no Brasil informou que pretendia marcar uma reunião com Lula. A lista do Centro de Combate à Desinformação pode ser conferida na íntegra clicando aqui.

>>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTERINSTAGRAM E FACEBOOK.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×