Política Compartilhar
Investigação

Lula é absolvido em processo que o acusava de favorecer montadoras

O MPF concluiu que não há provas suficientes contra Lula.

• Atualizado

SBT News

Por SBT News

Foto: José Cruz | Agência Brasil
Foto: José Cruz | Agência Brasil

O Ministério Público Federal (MPF) pediu, nesta sexta-feira (28), a absolvição do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e de seu ex-chefe de gabinete Gilberto Carvalho no processo em que ambos eram investigados por suposto recebimento de propina para favorecer montadoras.

Segundo as investigações, Lula e seu ex-chefe de gabinete teriam aceitado a promessa de vantagem indevida no valor de R$ 6 milhões para favorecer as montadoras Caoa e MMC (atual HPE), com intuito de prorrogar a Medida Provisória 471, relativa a incentivos fiscais do setor automotivo, em novembro de 2009. À época, Lula era presidente da República.

Leia mais:

Além do ex-presidente, também viraram réus o advogado Mauro Marcondes; o lobista Alexandre Paes dos Santos e seu sócio, José Ricardo da Silva; os executivos Carlos Alberto de Oliveira Andrade (Caoa) e Paulo Arantes Ferraz (MMC).

No entanto, com base nas alegações finais apresentadas nesta 6ª feira, o MPF concluiu que não há provas suficientes e determinou a absolvição do ex-presidente e dos demais investigados na Operação Zelotes.  

Operação Zelotes

A Operação Zelotes, deflagrada pela Polícia Federal (PF) em março de 2015, tinha como objetivo investigar um esquema de corrupção no Conselho de Administração de Recursos Fiscais (CARF), órgão colegiado do Ministério da Fazenda. 

Além das empresas investigadas, a operação apurava as ações do ex-presidente Lula e de seu filho, Luis Cláudio Lula da Silva.


>> Para receber as informações mais importantes do dia pelo WhatsApp, gratuitamente, basta clicar AQUI!

>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTERINSTAGRAM E FACEBOOK.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×