Coronavírus Compartilhar
Covid-19

Vacinação em Florianópolis pode começar na próxima quarta-feira

Caso a Anvisa aprove o uso emergencial das vacinas, previsão é que a imunização ocorra de forma simultânea, a partir das 10h, em todo o país.

• Atualizado

Redação

Por Redação

Foto: Matthias Stolt / Agência Brasil
Foto: Matthias Stolt / Agência Brasil

A vacinação contra a Covid-19 já tem data para ocorrer em Florianópolis. De acordo com Gean Loureiro, na próxima quarta-feira (20), a intenção do Ministério da Saúde é que a imunização aconteça de forma simultânea, a partir das 10h, em todo o país.

Foto: Divulgação, PMF

A informação foi divulgada pela Prefeitura da Capital após uma reunião com o Ministério da Saúde. De acordo com Gean, o ministro Eduardo Pazuello esclareceu que no próximo domingo (17) a Anvisa vai deliberar o uso emergencial da coronavac e da vacina da AstraZeneca. Caso sejam aprovadas, na segunda-feira (18), serão distribuídas 8 milhões de doses para os Estados. Na terça-feira (19), os Estados vão distribuir o imunizante para os municípios e na quarta-feira (20), às 10h, a imunização começa simultaneamente em todo o país.

Foto: Divulgação, PMF

Segundo a Prefeitura, os profissionais de saúde e idosos acima de 60 anos que estão em unidades de longa permanência estão no grupo prioritário para a vacinação na Capital. Entre os profissionais de saúde, a prioridade será para os que atuam no cuidado de pacientes graves. A estratégia é começar pelas UTIs e posteriormente seguir para a vacinação dos profissionais que atendem diretamente pessoas com sintomas do novo coronavírus, que serão vacinados em seus locais de trabalho.

Quanto à estrutura para a imunização, em Florianópolis há mais de 500 profissionais de saúde capacitados para vacinar, além de seringas hipodérmicas estocadas para a vacinação. A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) possui uma estrutura apropriada para armazenar com vacinas contra a Covid-19 que necessitem de conservação a baixíssimas temperaturas. Há cinco ultrafreezers com capacidade total de quase 2 mil litros que foram colocados à disposição da Prefeitura.

>>Pazuello diz a prefeitos que vacinação contra covid deve começar em 20 de janeiro

Insumos em Santa Catarina

Por meio de uma nota divulgada nesta quinta-feira (14), a Secretaria de Estado da Saúde informou que os estoques disponíveis para o início da vacinação contra a Covid-19 são os seguintes:

Agulhas:
Estoque central (almoxarifado da SES)
710 mil unidades

Quantitativo já distribuído aos municípios
2.350.000 unidades

Total: 3.060.000

Seringas:
Estoque central (almoxarifado da SES)
6.500.000 unidades

Distribuídas aos municípios
3 milhões de unidades

Total: 9,5 milhões de unidades

Previsão de entrega para os próximos cinco dias:
7 milhões de agulhas
500 mil seringas

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, as aquisições feitas diretamente pelos municípios e os estoques já entregues aos hospitais, para a vacinação das equipes destas unidades, não estão sendo considerados. Além disso, há atas para aquisição que estão em aberto. A Pasta afirmou ainda que oficializou o Ministério da Saúde para que as requisições de estoques de empresas sediadas em Santa Catarina permaneçam à disposição do Estado.

>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTERINSTAGRAM E FACEBOOK.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.