Cultura Compartilhar
Música

Quinteto de Cordas Catarinense se apresenta no próximo domingo (6)

O repertório passeia pela obra de alguns dos principais compositores eruditos: os europeus Vivaldi, Mozart e Tchaikovsky, entre outros, e os brasileiros Villa-Lobos e Carlos Gomes.

• Atualizado

Redação

Por Redação

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quanto mais conhecimento, mais prazer se tem em apreciar música. Talvez por isso os Concertos Didáticos sejam tão importantes para formação de público e valorização da música em Santa Catarina. Promovido pela Aliança Francesa Florianópolis, o projeto terá edição única em 2020 e em formato virtual no domingo, dia 6 de dezembro. O Quinteto de Cordas Catarinense, liderado pelo violinista João Titton, apresenta peças clássicas, do barroco ao contemporâneo. A apresentação será às 16h e terá a participação do ator Fernando Bresolin. Ao vivo pelo canal da AF Floripa no YouTube.

O repertório passeia pela obra de alguns dos principais compositores eruditos: os europeus Vivaldi, Mozart e Tchaikovsky, entre outros, e os brasileiros Villa-Lobos e Carlos Gomes. Embora indicado para todas as idades e gostos musicais, crianças e jovens tirarão proveito do espetáculo, com a oportunidade de conhecer as bases da música ocidental.

—A proposta é apresentar história dos compositores, o estilo das obras e aspectos específicos dos instrumentos violino, viola, violoncelo e contrabaixo. É um concerto que dialoga bem com o público infantil. Quanto mais conhecimento, mais prazer a gente tem em apreciar. E alguém tem que nos apresentar isso para as crianças. Se depender apenas do mercado para isso, é impossível. Instituições como a Aliança Francesa realizam um excelente trabalho nesse sentido — afirma o músico e professor João Titton.

O Quinteto de Cordas Catarinense existe há 10 anos e tem trajetória reconhecida também por apresentações didáticas. Na apresentação deste domingo, terá o ator Fernando Bresolin como convidado especial. Ele vai dialogar com os músicos e o público para deixar a experiência ainda mais completa e divertida.

—A música se descobre, se doma. A gente tem que aprender os códigos. Assim como outras linguagens, precisa de ensino. Na Aliança Francesa, sabemos a importância de aprender uma língua desde cedo. As crianças são puras e despidas de preconceitos. Por isso, acredito que é papel da escola oferecer essa abertura artística. É como dar as chaves para entender o mundo — diz a diretora geral da Aliança Francesa Florianópolis, Marilyn Pellicant.

O projeto Concertos AF  2020 | Concerto didático com Quinteto de Cordas Catarinense é viabilizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura. Patrocínio da ENGIE. Produção da Marte Inovação Cultural. Realização da Aliança Francesa Florianópolis, Ministério do Turismo e Governo Federal.

Temporada de espetáculos da AF 2020  

Em 2020, os espetáculos e projetos culturais da Aliança Francesa Florianópolis tem temporada especial em razão da pandemia. Entre novembro e dezembro, a instituição promove cinco edições do Sexta Jazz AF, um dos principais projetos de música instrumental da Capital, uma edição especial do Concertos AF e ainda a sétima edição do Prêmio AF de Arte Contemporânea, principal premiação do circuito de artes de Santa Catarina.

 Agende-se

Live Concertos AF | Concerto didático com Quinteto de Cordas Catarinense
Quando: domingo, 6/12, às 16h
Onde: Canal da Aliança Francesa de Florianópolis no YouTube
Quanto: gratuito
Evento online
Informações: www.affloripa.com.br

Programa

A.Vivaldi – Primavera – mov.1

W.A.Mozart – Pequena Serenata Noturna – mov 1

P.Tchaikowsky – Marcha – Ballet Quebra Nozes

C.Gomes – Burrico de Pau

H. Villa-Lobos – Trenzinho do Caipira

Participantes

Ator

Fernando Bresolin

Violinos

João Titton

Juciane Barbosa

Viola

Sheila Yatsugafu

Violoncelo

Raphael Buratto 

Contrabaixo

Francisco Lima
carol macáriojornalista

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.