Negócios Compartilhar
Sustentabilidade

Cresce a procura por projetos de geração de energia fotovoltaica em Santa Catarina

Potência instalada em SC já representa 5,1% da produção nacional de energia gerada a partir do sol

• Atualizado

Redação

Por Redação

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A geração de energia a partir do sol em Santa Catarina segue cenário de crescimento, colocando o Estado na 7ª posição no Ranking Estadual de Geração Distribuída da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar). No relatório de outubro, SC conta com 190,7 MW de potência instalada, representando 5,1% da produção nacional desse tipo de energia. Em setembro, eram 146,7 MW, o que significava 4,3% da produção nacional.

E a tendência é otimista, conforme o Plano Decenal de Expansão de Energia 2030 (PDE 2030), que projeta crescimento de investimentos em capacidade instalada na ordem de R$ 70 bilhões nos próximos 10 anos no Brasil. Desse montante, 93% será de fonte fotovoltaica segundo o relatório divulgado pelo Ministério de Minas e Energia (MME) e a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) em setembro.

Apostar em energia solar é um investimento que retorna rápido. “O payback, que é o tempo que o valor do investimento leva para retornar na forma de economia na conta de luz, é de aproximadamente cinco anos”, destaca o gerente da Quantum Solar, Julio Cesar Ferreira da Silva. Outra vantagem é que esses projetos podem ser adotados por pequenos, médios ou grandes negócios, com instalação podendo ser feita em telhado, solo ou sobre a água. Além de ter baixa demanda de manutenção, sendo que as placas fotovoltaicas duram até 25 anos.

Oportunidade que foi aproveitada em outubro pelo Grupo Geração, de Florianópolis (SC), uma das mais importantes concessionárias do Estado, com 20 anos no mercado e presença em sete municípios com 11 lojas. O contrato assinado com a Quantum Solar resultará na construção de uma usina de solo em Biguaçu, na Grande Florianópolis, a qual deve ser uma das maiores do gênero na região. “Essa parceria é muito importante para nós, não representando apenas economia na conta de energia elétrica, mas uma contribuição efetiva nossa para o meio ambiente”, destaca Sandro Boeira Garcia, diretor do Grupo Geração.

Outra empresa que apostou na energia fotovoltaica é a Blukit, de Blumenau (SC), referência em hidráulica e gás. O projeto executado com 2.202 módulos fotovoltaicos, entrou em operação em maio de 2020 como a maior usina solar de telhado em Santa Catarina na categoria geração distribuída junto à carga. Ou seja, que tem toda energia gerada usada via autoconsumo ou autoconsumo remoto. Com o projeto, a Blukit deixará de lançar 14.563.711 quilos de CO2 (maior causador do efeito estufa) na atmosfera nos próximos 25 anos, o que equivale a 97 milhões de quilômetros rodados de carro.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.