Coronavírus Compartilhar
Imunização

Chapecó anuncia a reserva de 20 mil doses da vacina Sputnik e três mil exames da Covid-19

O prefeito João Rodrigues disse que tão logo seja liberada a vacina, Chapecó fará a aquisição.

• Atualizado

Redação

Por Redação

A Administração Municipal de Chapecó oficializou nesta segunda-feira (1º) o interesse em 20 mil doses da vacina russa Sputnik, junto ao laboratório responsável pela distribuição no Brasil. O prefeito João Rodrigues afirmou que tão logo seja liberada a vacina, o município fará a aquisição.

“Não vamos ficar só esperando, estamos buscando alternativas para ampliar a vacinação e imunizar o quanto antes pessoas com comorbidades, professores e outros profissionais. A vacina que tem vindo é importante, mas é pouca. Esperamos que esse volume seja ampliado com o aumento da capacidade de produção dos laboratórios e também a liberação das demais vacinas”, disse Rodrigues.

O prefeito também anunciou a compra de três mil testes da Covid-19. De acordo com o secretário-adjunto da Saúde, Jader Danielli, os testes são de coleta nasal, com antígeno, que permitem uma resposta mais rápida, em 24h. A previsão de chegada é para a próxima semana.

As informações foram divulgadas numa entrevista coletiva transmitida pelas redes sociais, que contou também com o vice-prefeito Itamar Agnoletto, o secretário da Saúde, Luiz Carlos Balsan, o diretor técnico da pasta, João Lenz, o gerente de Vigilância em Saúde, Rodrigo Momoli, e o defensor público Gabriel Santos Pereira Paquielli.

>> Nova diretoria assume SESI, SENAI e IEL no Oeste e Extremo Oeste

Quase três mil pessoas vacinadas

O secretário Balsan informou que foram vacinadas 2.948 pessoas até esta segunda-feira. Destas, 2.486 foram de profissionais da saúde, 435 indígenas e 27 idosos em instituição de longa permanência. No total, até o momento, foram recebidas 5.237 doses.

O gerente da Vigilância, Rodrigo Momoli, afirmou que nesta semana deve chegar um novo lote da Oxford-AstraZeneca e, na próxima, a segunda dose da Coronavac.

Acompanhamento da vacinação

O defensor público Gabriel Santos Pereira Paquielli instaurou um procedimento para acompanhar a vacinação e garantir que seja respeitada a lista de prioridades definida pelo Ministério da Saúde.

A ordem de vacinação tem sido bastante questionada, mas cada grupo está previsto em cada fase. Confira:

  • Neste primeiro grupo prioritário, de profissionais da saúde, idosos em asilos, indígenas e idosos com mais de 75 anos são 16 mil pessoas que devem ser vacinadas.
  • Na segunda fase, estão previstas as pessoas entre 60 e 74 anos, que somam 23 mil em Chapecó.
  • A terceira etapa prevê cerca de 30 mil pessoas que apresentam alguma comorbidade, como diabetes, hipertensão, doença renal, cardiovascular, entre outras.
  • A quarta fase engloba professores e profissionais de forças de segurança e salvamento e funcionários do sistema prisional.

>> Para receber as informações mais importantes do dia pelo WhatsApp, gratuitamente, basta clicar AQUI!

>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTERINSTAGRAM FACEBOOK.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×