Projeto de inclusão digital capacita 68 idosos em São José
Vestidos com beca, os alunos encerraram o programa que os capacitou a utilizar melhor seus celulares
• Atualizado
Na tarde desta sexta-feira (14), 68 idosos celebraram a conclusão do curso do Projeto Inclusão Digital no Centro de Atenção à Terceira Idade (Cati) de São José. Vestidos com beca, os alunos encerraram o programa que os capacitou a utilizar melhor seus celulares e explorar diversas funcionalidades tecnológicas.
Luiz Carlos de Maria, conhecido como “Titio” entre os amigos de turma, destacou a transformação que o curso trouxe para sua rotina. “Eu não sabia utilizar direito o celular, apenas para atender ou fazer ligações. Agora já estou conectado, em vários grupos e posso fazer contato com os amigos. Também aprendi a fazer pagamentos e transferências bancárias de forma segura, antes eu precisava ir ao banco pelo menos uma vez ao mês. Aprendi a não cair em golpes na internet e a baixar alguns jogos. Tudo isso facilitou muito a minha vida”, afirmou.
A superintendente da Fundesj, Maria Helena Krüger, enfatizou a importância do projeto para transformar São José em uma cidade inteligente. “Todo esse processo é feito por pessoas e para pessoas. Fundamental então incluir as pessoas no mundo digital para que tenham acesso a uma variedade de serviços. Mais do que aprender a utilizar o celular ou a se conectarem, eles saem do curso com a autoestima renovada e muito mais seguros”, comentou.
O projeto é uma iniciativa conjunta que envolve a metodologia da Fundesj, o apoio da secretaria de Assistência Social, da Estácio de Sá (que cede espaço e indica universitários para auxiliar os idosos) e do Banco do Brasil, que através de seus técnicos, fornece informações essenciais para prevenção de golpes na internet durante as aulas.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO