Google implementa “modo ladrão” para proteção de celulares em Android
O recurso, disponível exclusivamente para aparelhos com Android 10 ou versões mais recentes
• Atualizado
O Google começou a liberar nesta quarta-feira (7) uma nova função antirroubo para celulares Android. A ferramenta utiliza inteligência artificial para bloquear automaticamente a tela do dispositivo quando detecta um movimento brusco que sugira um possível furto ou roubo.
O recurso, disponível exclusivamente para aparelhos com Android 10 ou versões mais recentes, identifica movimentos que podem indicar que o celular foi arrancado do dono. Ao perceber essa ação, a IA do Android bloqueia rapidamente a tela, impedindo o acesso aos dados do dispositivo por terceiros.
Como usar a ferramenta?
Você pode configurar o recurso através dos seguintes caminhos:
Configurar > Google > Todos os Serviços > Segurança do Dispositivo e Proteção contra Roubo
Configurar > Google > Todos os Serviços > Proteção Contra Roubo
Vale ressaltar que nem todos os aparelhos receberam a atualização ainda.
Pensado para o Brasil
Considerando que em São Paulo um telefone celular é roubado a cada cinco minutos e em Londres a cada seis minutos, o Google desenvolveu o “modo ladrão” para o Android, que bloqueia o celular assim que o aparelho é roubado.
O anúncio foi feito por Dave Burke, vice-presidente de engenharia do Android, durante o evento Google I/O 2024, realizado na Califórnia, EUA. Segundo Burke, a nova função foi desenvolvida após o Google analisar vídeos de roubos de telefones e bicicletas para entender o comportamento do crime.
O “modo Theft Detection Lock” (Bloqueio de Detecção de Roubo) utiliza IA para bloquear o celular no momento em que o telefone é arrancado da mão do proprietário. O recurso antirroubo estará disponível para usuários do Android 10 até o final de 2024.
*Com informações de SBT News
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO