Tecnologia e Inovação Compartilhar
Se liga

Cuidados essenciais que você precisa ter com o seu carregador de celular

Na última quarta-feira (03), um apartamento pegou fogo após um celular que estava carregando explodir em Balneário Camboriú

• Atualizado

Redação

Por Redação

Foto: Pixabay/Divulgação
Foto: Pixabay/Divulgação

Na última quarta-feira (03), um apartamento pegou fogo após um celular que estava carregando explodir em Balneário Camboriú. Diante disso, a situação trouxe à tona a importância de ter cuidados específicos com o celular e seus acessórios, como o carregador.

Para isso, a Anatel Santa Catarina – Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) separou algumas dicas de segurança para uso desses equipamentos, já que a utilização inadequada pode resultar em graves acidentes. Confira!

 Evite altas temperaturas:

  • Não recarregue ou armazene a bateria sob o sol ou em ambientes aquecidos (interior de veículos ao sol). O superaquecimento da bateria pode resultar em fogo ou explosão.
  • Não recarregue a bateria do aparelho em ambientes confinados, como bolsas, malas, gavetas, caixas e bolsos de calças. O aquecimento e a carga em locais confinados impedem a dissipação do calor ao ambiente.
  • Não armazene ou transporte a bateria em recipientes com objetos metálicos (ferramentas, chaves, moedas e arames). Tais objetos podem proporcionar um curto-circuito nos terminais elétricos da bateria, possibilitando a ocorrência de superaquecimento, fogo ou explosão.

 Evite impactos e abusos mecânicos:

  • Impactos causados pelo manuseio ou transporte incorretos podem causar perfurações ou violações do invólucro das baterias. A exposição do conteúdo interno da bateria pode resultar em vazamento de elementos tóxicos, fogo ou explosão.
  • A inserção acidental ou proposital de objetos no corpo da bateria, a compressão ou a deformação de seu invólucro podem resultar em vazamento de elementos tóxicos, fogo ou explosão.
  • Não exponha o dispositivo móvel a líquidos nem tente secá-lo em fornos (micro-ondas ou convencional) ou com secador. Tais ações podem gerar acidentes e danos ao equipamento. Sempre busque orientações da central de assistência técnica indicada pelo fabricante.

 Qual o carregamento indicado?

  • Utilizar sempre carregadores e baterias homologados pela Anatel.
  • Evite utilizar o telefone enquanto o equipamento estiver em processo de carregamento ligado à tomada de energia elétrica.
  • Utilizar acessórios originais compatíveis com o modelo de seu aparelho de acordo com as instruções de uso e garantias indicadas pelo fabricante.
  • As baterias não homologadas podem conter circuitos de segurança mal projetados ou simplesmente não os conter. A falha ou ausência do circuito de proteção pode causar superaquecimento, fogo ou explosão.
  • A utilização de carregadores não homologados ou não indicados pelo fabricante pode gerar sobretensão, ou seja, fornecimento à bateria de um valor de tensão elétrica superior ao que ela foi projetada para suportar. A sobretensão pode resultar em superaquecimento, fogo ou explosão.
  • Não utilize carregadores visivelmente danificados (incluído o cabo) ou com defeito para carregar seu dispositivo móvel.
  • Não use ferramentas, objetos pontiagudos ou força excessiva para limpar ou reparar as conexões elétricas do carregador ou do aparelho, pois poderá danificar seu dispositivo móvel ou o carregador.
  • Não recarregar o celular em áreas molhadas (chuveiro, banheira ou piscina), mesmo que o aparelho seja resistente à água. Manusear o aparelho nesta condição pode resultar em choques elétricos.
  • Aconselhável sempre conectar o carregador em redes elétricas com sistemas de aterramento e de proteção contra choques elétricos, conforme padrões determinados pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Siga as orientações do fabricante:

  • Atentar para correta utilização do aparelho conforme orientações contidas no manual de instruções que acompanha o produto.
  • Para sua segurança, caso a bateria do seu dispositivo não seja removível, a mesma deve ser retirada e manipulada somente pela assistência técnica autorizada. Não tente desmontar, consertar ou remover a bateria interna de seu dispositivo móvel, pois poderá danificá-la e causar acidentes.
  • Utilizar somente acessórios compatíveis com o modelo de seu aparelho conforme orientação do fabricante.

O que fazer em caso de acidente?

A Anatel orienta que, na ocorrência de acidentes com esses produtos, os usuários devem entrar em contato com as instituições de segurança pública e saúde de modo a obter as orientações para a conduta devida. Além disso, é importante entrar em contato com a assistência técnica do fabricante do produto para informar o ocorrido.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.