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Gestão

Empresas lideradas por mulheres crescem em SC e ultrapassam média nacional

Empreendedoras investem em capacitação e se unem em projetos de empoderamento feminino

• Atualizado

Redação

Por Redação

Foto: George Milton | Pexels | Banco de Imagebs
Foto: George Milton | Pexels | Banco de Imagebs

Mulheres catarinenses estão ganhando espaço no empreendedorismo. De acordo com o Sebrae SC, em 2022, 54 mil novas mulheres se uniram ao time de empreendedoras e hoje representam 34% do mercado empreendedor do estado. Para isso, elas se unem em projetos de empoderamento feminino e investem em capacitação.

Veja na reportagem de Júlia Matos e Alexandre Cruz:

Pesquisa Sebrae

Em 2022, o Sebrae Delas Mulher de Negócios, em parceria com o Observatório de Negócios, lançou a segunda edição da sua pesquisa sobre o perfil da empreendedora catarinense. O estudo tem como objetivo identificar as diferenças e semelhanças de cada gênero no estilo de gestão e nas demandas para seus negócios e habilidades.

Os pesquisadores entrevistaram 400 empreendedoras mulheres e 400 empreendedores homens, em agosto de 2022. Entre as empreendedoras, as respondentes fizeram parte do programa Sebrae Delas em 2021.

O resultado demonstrou que, apesar de as mulheres terem escolaridade mais elevada, 67% possuem nível superior, enquanto apenas 48 % dos homens têm esse grau de escolaridade, e a renda média familiar mensal das empreendedoras é 30% menor do que a dos empreendedores.

O empreendedorismo também não é percebido como uma aptidão natural ou como a primeira escolha de atividade profissional para elas. 8 em cada 10 empreendedoras atuaram como funcionárias de outras empresas antes de abrir seu próprio negócio. Entre os homens, esse número é de 7 para 10. Além disso, quando atuam como funcionárias, as mulheres ocupam-se mais de posições operacionais (60%), e tem mais dificuldade de ascender à diretoria. Somente 2% delas trabalhou como diretora antes de ter sua empresa, em comparação a quase 6% dos homens, aponta a pesquisa.

A dedicação de tempo para as atividades domésticas é maior entre as mulheres, que gastam quase cinco horas diárias com essas tarefas. Para 26% delas, a motivação para abrir sua própria empresa vem da possibilidade de realização e felicidade. Apenas 9% das empreendedoras afirmou ter recebido incentivo de amigos e familiares para empreender, com relação aos homens empreendedores, esse número sobe para 22%.

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