Produção de veículos cai 21,9% em agosto igual ao mesmo período de 2020
Ao mesmo tempo, as exportações e a manutenção dos níveis de emprego subiram durante o mês
• Atualizado
A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) divulgou um balanço na manhã desta quarta-feira (8) que mostra um recuo de 21,9% na produção de veículos no mês de agosto frente ao mesmo período de 2020. Segundo a entidade, o motivo da queda está ligado à falta de peças, em especial componentes eletrônicos, nas linhas de montagem.
No total, 164 mil unidades foram montadas, entre carros de passeio, utilitários leves, caminhões e ônibus, num resultado praticamente em linha com o número de julho (leve alta de 0,3%). Só nas linhas de carros de passeio — as mais prejudicadas pela escassez mundial de componentes eletrônicos — a produção, um total de 119 mil unidades, registrou o pior resultado para o mês desde 2003.
A baixa oferta de produtos também derrubou os números de vendas, caindo 5,8% quando comparado com o mês de agosto de 2020. As 172,8 mil unidades vendidas são as mais baixas para o mês em 16 anos. Na comparação com julho, a queda foi de 1,5%.
Ao mesmo tempo, as exportações reagiram em agosto, com alta de 23,9% sobre o mês anterior. No total, foram 29,4 mil automóveis embarcados, 5,5% a mais que em agosto do ano passado. O segmento de caminhões é outro que colhe bons resultados, mesmo em meio à carência de certos insumos.
O levantamento da Anfavea mostra ainda que a indústria de veículos abriu 277 vagas de trabalho em agosto, empregando no fim do mês 103 mil pessoas.
>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTER, INSTAGRAM E FACEBOOK
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO