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Atraso!

Conclusão do Contorno Viário em 2023 é “muito improvável”, aponta Fiesc

Federação estima que as obras sejam concluídas apenas no final do primeiro semestre de 2024

• Atualizado

Redação

Por Redação

O Contorno Viário da Grande Florianópolis não deve ficar pronto em 2023. O novo atraso nas obras foi apontado no relatório técnico da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), divulgado nesta terça-feira (11). A federação estima que as obras sejam concluídas apenas no final do primeiro semestre de 2024, devido aos serviços que ainda precisam ser finalizados, bem como as previsões de chuvas acima da média no inverno na região.

“O volume remanescente estimado das obras e serviços é MUITO SIGNIFICATIVO aliado à incidência de períodos chuvosos, normalmente ocorridos no inverno na região da Grande Florianópolis, torna IMPROVÁVEL a conclusão das mesmas até o final de 2023, conforme previsão acordada com a ANTT”, destaca o documento.

O trabalho técnico, efetuado entre os meses de maio e junho de 2023, foram analisadas expeditamente as obras executadas e as remanescentes que compõem o “Contorno Viário da Grande Florianópolis”. Os trechos que ainda precisam ser concluídas as Intersecções da BR-101 (Norte), nos km 176, 177 + 200; da BR-101 (Sul), nos km 233 + 000; da BR-282, nos km 228 + 900.

Além disso, ainda falta finalizar a implantação, pavimentação e OAE dos km 229, da BR-282 e do km 233, da BR-101. As obras complementares do t os túneis 01, 02, 03 e 04, assim como dos viadutos de acesso Norte do Túnel 3 também não estão finalizadas.

Contorno Viário

O Contorno Viário da Grande Florianópolis possuí uma extensão de aproximadamente 57 km e é considerada a principal obra da Concessionária das Rodovias BR-116 (Contorno Leste de Curitiba), BR-376 (São José dos Pinhais/Garuva) e BR-101/SC (Garuva/Paulo Lopes).

Pelo Contrato de Concessão, firmado em 14 de fevereiro de 2008, a obra deveria estar em utilização a partir do 5º ano de Concessão, ou seja, em 2012. Contudo, a obra só foi iniciada em maio de 2014. O prazo contratual final (fevereiro de 2012) foi sendo prorrogado sucessivamente para fevereiro de 2015; fevereiro de 2017; fevereiro de 2019; dezembro de 2020, e agora dezembro de 2023, portanto no
16º ano da concessão.

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