Curso sobre o mercado Halal terá 11 blocos temáticos
O curso vai abordar assuntos como aspectos culturais e inteligência de mercado, relações comerciais, certificação dos produtos.
• Atualizado
O curso online “O Mundo Islâmico 2021 – Oportunidades e Desafios para o agronegócio brasileiro em um cenário Pós-Pandemia” vai abordar assuntos como aspectos culturais e inteligência de mercado, relações comerciais, certificação dos produtos Halal e finanças islâmicas, totalizando 11 blocos temáticos.
A iniciativa é promovida pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e pela Federação das Associações Muçulmanas do Brasil (FAMBRAS). As inscrições para participar do evento são gratuitas e estão abertas AQUI.
O primeiro encontro acontecerá no dia 17 de junho, a partir das 9h. A cerimônia de abertura contará com a participação da ministra da Agricultura, Tereza Cristina; do presidente da CNA, João Martins; do presidente da FAMBRAS, Mohamed Zoghbi; e do presidente da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira (CCAB), Osmar Chohfi.
O curso prosseguirá nos dias 24 de junho e 1º e 8 de julho, das 9h às 11h. Os encontros serão ao vivo por meio da plataforma virtual Zoom. Dividida em quatro módulos, a programação terá palestras com profissionais do setor privado, governo e academia.
Halal
São chamados “Halal” os produtos permitidos pela religião islâmica para o consumo dos muçulmanos. Halal é um padrão ético e moral de ações lícitas não só na alimentação, mas também no ambiente social, na conduta, na Justiça, nas vestimentas e nas finanças.
Estimado em 1,8 bilhão de pessoas em todo o mundo (25% da população), o mercado muçulmano é pujante e crescente. Segundo o relatório Thomson Reuters sobre o estado da economia global islâmica 2017-2018, a estimativa é que o setor de alimentação Halal passe a movimentar US$ 1,38 trilhão por ano até 2024.
Exportações
A receita das exportações brasileiras de bens agropecuários para os 57 países-membros da Organização para Cooperação Islâmica (OCI) saiu de US$ 2,2 bilhões, em 1997, para US$ 18 bilhões em 2020. Do Norte da África ao Sudeste Asiático, esse grupo de países foi o segundo maior cliente do agronegócio brasileiro em 2020 – atrás apenas de China (US$ 34 bilhões).
O Brasil é o maior exportador de carnes de bovinos e de aves com certificação Halal e atende a mais de 50% desse mercado. Além das proteínas animais, produtos como açúcar, milho, soja, óleo de soja e, mais recentemente, cafés e frutas tropicais também são destaque na pauta de exportações.
Certificado
O evento é indicado para profissionais do setor agropecuário, do segmento agroexportador, funcionários do serviço público das áreas de comércio exterior e diplomacia, imprensa, academia e demais interessados no assunto.
A iniciativa tem apoio da CCAB e da Academia Halal do Brasil. Ao final, a CNA e a FAMBRAS emitirão certificados eletrônicos para os inscritos com a participação mínima de 75% de acompanhamento das palestras.
>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTER, INSTAGRAM E FACEBOOK
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO