Tesouro desconhecido: idosa usa pepita de âmbar avaliada em R$ 6 milhões como peso de porta
Na região da Romênia, existe uma reserva natural conhecida por suas pepitas de âmbar de grande valor
• Atualizado
Uma pepita de âmbar de 3,5 quilos, avaliada um milhão de euros (aproximadamente R$ 6 milhões), foi utilizada como batente de porta durante décadas na Romênia. A pedra foi encontrada por uma idosa no leito de um riacho em Colți.
Daniel Costache, diretor do Museu Provincial de Buzău, confirmou ao EL PAÍS que a resina fóssil chamou a atenção de um parente da idosa. Após o falecimento dela, o parente herdou o que inicialmente acreditava ser uma rocha comum. No entanto, ao examinar o pedaço de âmbar mais de perto, ele percebeu que se tratava de uma pedra semipreciosa de grande valor. Ele vendeu a descoberta ao estado romeno, que rapidamente a classificou como um tesouro nacional.
As autoridades romenas enviaram a pepita para especialistas do Museu de História de Cracóvia, na Polônia, que possui uma seção dedicada ao estudo de pedras semipreciosas. Os especialistas confirmaram a autenticidade do âmbar e estimaram sua idade entre 38,5 e 70 milhões de anos.
Membros da família da idosa relataram que, durante um assalto, apenas algumas joias de ouro de pouco valor foram roubadas, enquanto a peça de âmbar foi ignorada.
Na região da Romênia, existe uma reserva natural conhecida por suas pepitas de âmbar de grande valor, com mais de 160 tonalidades que vão do vermelho ao preto. Algumas dessas pepitas contêm restos fósseis de aracnídeos, besouros, dípteros, crustáceos, répteis, penas de aves e pelos de animais.
*Com informações de EL PAÍS
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO