Tufão causa transferência de escoteiros catarinenses na Coreia do Sul
Tufão fez com as autoridades locais fizessem a evacuação do acampamento de um evento mundial de escoteiros, entre eles, catarinenses
• Atualizado
A ameaça de um tufão na região de Saemangeum, na Coreia do Sul, fez com que grupos de escoteiros de Santa Catarina precisassem evacuar o acampamento onde acontecia o encontro Jamboree, evento mundial do escotismo que reuniu mais de 45 mil pessoas de 164 países. O alerta das autoridades ocorreu na terça-feira (8).
O presidente Grupo Escoteiro Anchieta Sergio Oliva conta que os grupos catarinenses de Florianópolis, Balneário Camboriú, Camboriú e Joinville somam cerca de 120 pessoas. O grupo chegou no dia 31 de julho no país e o evento iniciou no dia 1º de agosto.
“As informações que temos foram repassadas pelo Governo Coreano à organização do Jamboree e a WOSM – World Organisation Scout Moviment. Que imediatamente colocaram em prática o plano de evacuação do evento”
Sergio Oliva
Todos os mais de mil brasileiros que participavam do evento foram realocados na cidade de Deajeon, em três locais. Segundo a coordenadora do contingente catarinense Cris Wanka Bini, os grupos estão bem alojados na Daejeon University of Science and Technology.
“Acredito que a evacuação se deu principalmente por estarmos acampados e não haver local adequado para a proteção e segurança dos 45mil participantes do evento”, comentou o presidente do grupo.
Veja imagens do acampamento que foi evacuado
A reação dos jovens principalmente foi de frustração inicialmente, mas todos entenderam a situação e em conjunto trabalhando em equipe conseguimos durante o dia de ontem desmontar todo o acampamento e evacuar o local. Grande demonstração que nosso trabalho como educadores escoteiros faz a diferença. Realizamos a evacuação de 45mil pessoas, organizadamente, sem tumulto ou correria, num curto espaço de tempo”.
presidente do Grupo Escoteiro Anchieta
O Grupo Escoteiro Anchieta fica até dia 17 de agosto na Correia do Sul, com a mudança de programão, os escoteiros vão tentar conhecer a cidade de Seul, mas parte dos brasileiros deixa o país já no dia 12. Para Sérgio, mesmo com a mudança no planejamento, uma lição que fica é do fundador do escotismo. “O fundador do Movimento Escoteiro Baden Powell certa vez disse que “o escoteiro é alegre e sorri nas dificuldades” e foi isso que vimos durante o dia de ontem”.
- Senado deve propor mudanças no projeto de isenção do Imposto de Renda
- Entenda por que você não deve guardar sobras de arroz cozido para o dia seguinte
- Blumenau quer transformar café da manhã alemão Frühstück em patrimônio cultural
- VÍDEO: pastora viraliza ao afirmar que personagem do desenho Pica-Pau tentou matar seu filho
- Moraes vota pela condenação de todos os réus do núcleo de desinformação
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO