Frio intenso, neve e chuva congelante: meteorologista explica o fenômeno em SC
Capitais do Sul, Sudeste e Centro Oeste terão chuva congelante, geada e neve
• Atualizado
Os brasileiros que vivem no Sul, São Paulo, Minas e no Centro Oeste podem preparar os agasalhos antecipadamente. A partir desta segunda-feira (16), uma massa de ar polar vai derrubar as temperaturas. A previsão é de frio, neve e chuva congelante.
De acordo com Cesar Soares, meteorologista da Climatempo, o grande diferencial deste frio intenso em boa parte do país é que haverá deslocamento de uma massa de ar polar muito forte que vai coincidir com a passagem de um ciclone extratropical, o que vai trazer umidade e possibilitar a ocorrência de eventos mais incomuns: queda de neve e precipitação da chamada “chuva congelante”. Previsão é que Santa Catarina sofra o impacto do fenômeno nas temperaturas.
>>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTER, INSTAGRAM E FACEBOOK
Na Serra Gaúcha e em Santa Catarina, é esperada uma neve atípica, em pleno mês de maio, nos dias 17 e 18 (terça e quarta). Nos demais estados, o frio deve se intensificar de quinta a domingo (19 e 22), com previsão de geada em diversas áreas.
No decorrer da semana, os termômetros devem registrar temperaturas abaixo dos 10ºC em São Paulo, Florianópolis, Porto Alegre, Goiânia, Curitiba, Cuiabá, Campo Grande, Brasília e Belo Horizonte. O reflexo da massa de ar também deve ser sentido pelos moradores de Rio Branco, Porto Velho e Palmas, com temperaturas abaixo de 20ºC.
Leia também
>> Temperatura máxima em SC deve chegar a 10º durante a semana; veja previsão
>> Ciclone com características de furacão pode atingir região Sul do país; entenda
>> Ciclone atinge SC e provoca ventos de mais de 100 km/h; veja quando
>> Massa de ar polar faz temperaturas despencarem em SC; veja quando
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO