Geral Compartilhar
Meio ambiente

Responsável por deixar cachoeira azul em chá revelação será autuado

Evento ocorreu no último domingo (25) em Tangará da Serra (MT)

• Atualizado

SBT News

Por SBT News

O proprietário da área em que o chá revelação foi realizado disse à Sema-MT que cedeu o uso dele para um evento | Reprodução/Twitter
O proprietário da área em que o chá revelação foi realizado disse à Sema-MT que cedeu o uso dele para um evento | Reprodução/Twitter

Um responsável por despejar corante em uma cachoeira para o chá revelação em Tangará da Serra (MT) foi identificado e comparecerá à sede da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) na cidade “para a devida autuação ambiental”, segundo comunicado divulgado nesta terça-feira (27) pela pasta.

Conforme a Sema, ao colocar corante na água, “houve uma conduta em desacordo com a legislação”. “O decreto federal nº 6.514/2008 define como passível de infração ambiental ‘lançar resíduos sólidos, líquidos ou gasosos ou detritos, óleos ou substâncias oleosas em desacordo com as exigências estabelecidas em leis ou atos normativos'”.

A pasta acrescenta que as multas e as outras penalidades serão definidas e aplicadas depois que for concluído um laudo técnico “identificando a dimensão do dano decorrente da infração e em conformidade com a gradação do impacto”. O chá revelação ocorreu no último domingo (25), à beira da cachoeira Queima Pé. A Sema-MT tomou conhecimento do evento na segunda-feira (26) e, atuando com a o órgão ambiental de Tangará da Serra, “imediatamente” enviou à cachoeira uma equipe.

Esta vistoriou o local e, na ocasião, não constatou alteração na cor nem na qualidade da água, e notou que não houve morte de peixes. Depois, análise laboratorial da água, feita na mesma data, apontou que a qualidade da água não foi alterada também.

O proprietário da área em que o chá revelação foi realizado disse à Sema-MT que cedeu o uso dele para um evento. Acompanhado da advogada, um dos responsáveis pela festa foi à sede da pasta em Tangará da Serra para prestar esclarecimento; falou que não sabia que seria despejado um corante para colorir a cachoeira, culpou familiares pelo ocorrido e indicou o responsável que, posteriormente, foi identificado e agora será autuado.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.