Elefante-marinho-do-Sul é encontrado descansando em praia de SC
Animal estava bastante cansado
• Atualizado
Um elefante-marinho-do-Sul (Mirounga leonina) avistado no início da semana, foi encontrado na manhã de quinta-feira (21), descansando em uma praia da Grande Florianópolis e, com ajuda de populares, as equipes do Instituto Australis e R3 Animal, executoras do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) estiveram no local para fazer a avaliação do animal.
De acordo com a avaliação da médica veterinária da R3 Animal, Marzia Antonelli, o animal é junil e apresentava duas lesões em cicatrização, escore corporal um pouco abaixo do normal, temperatura normal, alguns movimentos respiratórios mais profundos e estava bastante cansado. As equipes informaram que irão continuar o monitoramento com ajuda de populares. “Se o avistar, não se aproxime, faça vídeos ou fotos de longe e entre em contato com o 0800 642 3341”, solicita o Instituto Australis.
Elefante-marinho-do-Sul
A espécie leva esse nome porque os machos adultos possuem uma proeminência nas narinas, que aparece em torno dos oito anos de idade e é denominada de probóscide. Tal como a tromba dos elefantes. Os machos da espécie podem chegar até cinco metros de comprimento e pesar até cinco toneladas.
Projeto de Monitoramento de Praias
O PMP-BS é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama.
O objetivo é avaliar possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos encontrados mortos.
O projeto é realizado desde Laguna/SC até Saquarema/RJ, sendo dividido em 15 trechos. O Instituto Australis monitora o Trecho 2 compreendido entre Imbituba e Governador Celso Ramos. A R3 Animal executa o Trecho 3, na Ilha de Santa Catarina.
>> SIGA O SCC10 NO TWITTER, INSTAGRAM E FACEBOOK.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO