Paralimpíadas Compartilhar
Veja quem são

SC terá 13 representantes nas Paraolimpíadas de Tóquio

Atletas catarinenses disputarão diferentes categorias

• Atualizado

Redação

Por Redação

Foto: Redes Sociais | Reprodução
Foto: Redes Sociais | Reprodução

Dos 253 atletas da delegação brasileira nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020, 13 são de Santa Catarina. Os atletas catarinenses são de diferentes categorias. Os jogos não terão público presencial e marca o início das competições, que vão até 5 de setembro. 

Entre os atletas, estão Josiane Lima (Remo), Matheus Rheine (Natação – 400m livre), Bruna Costa Alexandre (Tênis de mesa), Talisson Glock (Natação), Ana Paula Madruga (Remo), Edilene Boaventura (Marathon T11), Flávio Reitz (Salto em Altura), Jorge Fonseca (Triatlo), Edenilson Floriani (Lançamento do dardo), Valdeni da Silva Jr. (Remo), Danielle Rauen (Tênis de Mesa), Bruno Becker (Natação – 200m livre), Ymanitu Geon da Silva (Tênis de cadeira de rodas).

Confira os representantes:

Danielle Rauen – Tênis de mesa

A mesatenista paralímpica Danielle Rauen é uma das representantes catarinenses nas Paralímpiadas. Natural de São Bento do Sul, Danielle conquistou a medalha de bronze nos Jogos Paralímpicos de Verão de 2016 no Rio de Janeiro e em 2019 foi campeã nos Jogos Parapan-Americanos de Lima (Peru). A atleta compete na categoria classe 9.

mesatenista paralímpica Danielle Rauen
Foto: Redes Sociais | Reprodução

Josiane Lima – Remo

Josiane Lima é a integrante da equipe paralímpica de remo com o currículo mais extenso entre todos os atletas: são quatro Paralimpíadas e uma medalha de bronze, conquistada em 2008 nos Jogos de Pequim. Depois de seis parceiros de barco, a remadora afirma que Michel Pessanha trouxe a estabilidade de volta ao Double Skiff. 

Filha de pescador, Josiane Lima começou a remar em 2006 e nunca mais parou! Com uma carreira vitoriosa e marcada pela única medalha brasileira em Jogos Paralímpicos e Olímpicos no remo, a atleta de Florianópolis divide o barco com Michel Pessanha desde 2013, na categoria Double Skiff Misto PR2.

Foto? MPIX/CPB | Divulgação

Ymanitu Geon da Silva – Tênis de cadeira de rodas

Natural de Tijucas, o tenista paralímpico profissional Ymanitu Geon da Silva foi quinto colocado nos Jogos Paralímpicos de Verão de 2016. O tenista foi finalista de duplas de Roland Garros 2019 e disputará a categoria Quad no tênis em cadeira de rodas.

Ymanitu Geon da Silva
Foto: MPIX | CPB | Divulgação

Matheus Rheine – Natação (400m livre)

Matheus Rheine foi o primeiro nadador paralímpico a conquistar uma medalha na categoria 400 metros livre masculino S11, referente à deficiência visual. O atleta de Brusque conquistou a medalha de bronze nos Jogos Paralímpicos de Verão de 2016 no Rio de Janeiro.

Matheus Rheine
Foto: Redes Sociais | Reprodução

Bruna Costa Alexandre – Tênis de mesa

A mesa-tenista criciumense Bruna Costa Alexandre conquistou duas medalhas de bronze nos Jogos Paralímpicos de Verão de 2016 no Rio de Janeiro. Bruna disputa as categorias classe 10 individual e classes 6-10 por equipes

Bruna Costa Alexandre
Foto: Redes Sociais | Reprodução

Talisson Glock – Natação

O também criciumense Talisson Glock, tornou-se campeão mundial no México nos 200 metros medley classe SM6, categoria que irá disputar na Tóquio 2020. O catarinense já tinha conquistado a medalha de bronze na mesma prova e a prata no revezamento 4×100 livre classe alta, ambas nas Paralimpíadas do Rio, em 2016.

Talisson Glock (Natação),
Foto: Redes Sociais | Reprodução

Jorge Fonseca – Triatlo

Com resultados internacionais expressivos, Jorge Luis Camargo Fonseca promete lutar por medalha em Tóquio. O catarinense de Rio Negrinho compete na classe PTS4 e recentemente conquistou a prata na etapa dos Estados Unidos 2021 e o ouro na etapa da Espanha da Copa do Mundo 2021. Ele também levou a medalha de prata no Campeonato Pan-Americano da modalidade, realizado nos Estados Unidos em 2019. Jorge sofreu um acidente de moto que tornou imóvel o membro superior direito. Em setembro de 2020, o atleta decidiu realizar a amputação do braço debilitado.

triatlho jorge fonseca
Foto: Redes Sociais | Reprodução

Ana Paula Madruga – Remo

A remadora lageana Ana Paula Madruga Souza disputará os Jogos Paralímpicos na prova de Quatro Com Misto (PR3 MIX 4+) com os companheiros de equipe Valdeni Silva, Jairo Klug, Diana Barcelos e Jucelino Silva (timoneiro). Ana Paulaé uma das atletas com mais experiência de remo dentro da equipe. Mais de uma década dedicada ao esporte e oito medalhas internacionais, além de diversas medalhas nacionais, formam a carreira vitoriosa da atleta.

Ana Paula Madruga - Remo
Foto: Redes Sociais | Reprodução

Valdeni da Silva Jr. – Remo

Com uma história iniciada no atletismo de velocidade, Valdeni Silva Junior, integrante do Quatro com Misto PR3, começou a remar em 2018 e competiu sua primeira prova internacional de remo em 2021. O seu barco se classificou para a Paralimpíada de Tóquio.

Foto: Gustavo Medeiros | Remo Brasil | Dibvulgação

Edilene Boaventura – Marathon T11

A para atleta Edilene Boaventura disputará a classe Marathon T11, para cegos em Tóquio. Natural de Jaguaruna, Edilene também é uma das estreantes.

Flávio Reitz – Salto em Altura

O paratleta Flávio Reitz da Fundação Municipal de Esportes (FMEL/Roda Solta) de Itajaí disputará a modalidade de salto em altura T42 no Japão. Essa será a terceira participação em Paraolimpíada consecutiva de Flavio. A melhor colocação foi o quinto lugar em Londres no ano de 2012.

Foto: Redes Sociais | Reprodução
Foto: Redes Sociais | Reprodução

Bruno Becker (Natação – 200m livre)

O paratleta da FMD Rio do Sul, Bruno Becker da Silva, conquistou medalha de bronze nos jogos Parapan-Americanos, de 2019.

Foto: FMD | Divulgação

Edenilson Floriani – Lançamento do dardo

O joinvilense Edenilson Floriani estabeleceu o novo recorde das américas da classe F42 (para atletas com deficiência de membros inferiores) com a marca de 50,12m. em 2020. 

Edenilson Floriani - Lançamento do dardo
Foto: Redes Sociais | Reprodução

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×