Flamengo vence o Sporting Cristal na estreia da Libertadores
Bruno Henrique e Matheuzinho marcam no Peru e garantem tranquilidade ao técnico Paulo Sousa, que respira e ameniza a crise
• Atualizado
via SBT Sports
De volta a Lima, cidade que traz ótimas recordações na Libertadores, o Flamengo iniciou sua caminhada rumo á glória eterna em 2022 com uma vitória por 2 a 0, diante do Sporting Cristal. Bruno Henrique marcou para o rubro negro e igualou Zico em número de gols pela Libertadores, com 16, enquanto Matheuzinho, em grande noite, fechou a conta.
Após somarem os primeiros pontos no Grupo H, os brasileiros agora enfrentam o Talleres (ARG), no Maracanã, pela segunda rodada, na próxima terça-feira (12). O peso da estreia foi superado e todos esperam por dias mais calmos na Gávea para que a caravela do almirante Paulo Sousa possa, enfim, navegar com mais tranquilidade.
>> Siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
O jogo
O clima de incerteza que tomou conta do Peru, em virtude do toque de recolher imposto pelo governo, quase colocou a estreia do Flamengo em risco, nesta terça-feira (05), mas quis o destino que o reencontro com a cidade onde foi conquistada a Libertadores de 2019, desse um alento a Gabigol e companhia.
Sem Rodolfo Landim e Marcos Braz, homens fortes do departamento de futebol, que ficaram no Rio de Janeiro, a saga no torneio continental começou com Paulo Souza tentando encontrar soluções para estancar a crise, no jogo de número 150 da história flamenguista na competição. E tudo ficou mais tranquilo aos 21 minutos do primeiro tempo, quando Bruno Henrique abriu o placar.
Esperança de ventos mais auspiciosos. Com a vantagem, os brasileiros tiveram mais tranquilidade para circular a bola e controlar o jogo. Dos pés de Everton Ribeiro, o encarregado de comandar as ações ofensivas, na ausência de Arrascaeta, saíram chances de aumentar a vantagem, mas as incertezas de um time ressabiado acabaram pesando.
Do lado peruano, a melhor oportunidade veio com Ávilla, em chute rasteiro defendido por Hugo, outro que espera por melhores dias, e agora terá Santos como sombra. Os primeiros 45 minutos dessa história nem de longe lembraram a equipe azeitada de anos atrás, mas também serviram para afastar do torcedor, pelo menos nesta terça-feira, a incômoda sensação de que o Flamengo não é mais aquele…
Em busca do seu próprio recomeço, o Flamengo tentou se impor na etapa final, frente a um adversário inoperante. Sem torcida no estádio, o que mais se ouviu foram os gritos de incentivo dos jogadores, como que querendo encontrar o rumo. Sem conseguir matar a partida, os visitantes deram esperança ao Sporting Cristal, que só não empatou porque Hugo fez ótima defesa em chute à queima-roupa dentro da área.
Precisando lutar pela própria sovrevivência, Paulo Sousa apostou em Pedro no lugar de Gabigol, e viu Matheus França debutar na competição que separa os homens dos meninos. A boa geração formada no Ninho do Urubu, com Lázaro, João Gomes e Matheuzinho, autor do gol que sacramentou a vitória, deu novo fôlego à torcida, que pode, enfim, respirar aliviada.
SPORTING CRISTAL 0 X 2 FLAMENGO
Local: Estádio Nacional de Lima, Lima – Peru
Data: 05/04/2022.
Árbitro: Jhon Ospina (COL)
Assistentes: Alexander Guzman e Wilmar Navarro (ambos da Colômbia)
Cartões amarelos: Thiago Maia, Willian Arão (Flamengo) Merlo (Sporting Cristal)
Gols: Bruno Henrique, aos 21′ do primeiro tempo; Mateuzinho, aos 41′ do segundo tempo
SPORTING CRISTAL: Alejandro Duarte, Chávez, Johan Madrid, Nilson Loyola e Omar Merlo; Jesús Castillo, Horacio Calcaterra, Christofer Gonzales e Percy Liza; Sosa (Távara) e Irven Ávila (Fernando Pacheco). Técnico: Roberto Mosquera
FLAMENGO: Hugo Souza; Matheuzinho, David Luiz, Gostavo Henrique e Felipe Luis (Léo Pereira); Willian Arão (Matheus França), Thiago Maia (João Gomes), Andreas Pereira e Everton Ribeiro (Lázaro); Bruno Henrique e Gabigol (Pedro). Técnico: Paulo Sousa
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO