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Empresa de Blumenau alcança lucratividade de 48% após consultoria do Sebrae

Imobiliária investe em capacitação da equipe e conquista mercado.

• Atualizado

Redação

Por Redação

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Tem um velho ditado que diz: “se você não medir, você não pode gerenciar”. Você conhece? Pois é, no mundo dos negócios, a metáfora pode cair como uma luva. E por esse e outros motivos, o Sebrae foi decisivo na mudança e, consequentemente, nas conquistas de uma empresa do ramo imobiliário do Vale do Itajaí.

Com mais tempo em casa, teve gente que resolveu investir no lar e viver melhor. A pandemia modificou hábitos e comportamentos. Como reflexo, alguns setores se destacaram muito e um deles é o de imóveis.

Com a alta demanda e oferta para compra, venda e locação, foi preciso buscar espaço e conquistar clientes. A Imobiliária Cadore, de Blumenau, tinha uma certeza: precisava superar o desafio de mostrar aos colaboradores a importância do trabalho em equipe e a comunicação entre os setores. A proprietária, Bianca Trevisani, destaca que um dos primeiros objetivos era valorizar o capital humano.

“Diferente do que as empresas normalmente procuraram, que é efitivamente o lucro, nós temos um olhar carinhoso sobre as pessoas que trabalham conosco. Contamos com colaboradores com mais de dez anos de casa, então somos uma família mesmo. Como passamos muito tempo em um ambiente de trabalho, precisamos olhar para isso, firmando alguns pontos para melhorar o clima organizacional”, afirma a proprietária da imobiliária.

Programa de Gestão Avançada

Para alcançar os objetivos, a empresa contou com o apoio do Sebrae, por meio do Programa Gestão Avançada (PGA). O resultado foi além do esperado. A imobiliária conseguiu definir estratégias de crescimento e evolução, com um modelo de gestão inovador baseado em indicadores de métricas.

A proprietária, Bianca Trevisani, destaca o aumento da produtividade, redução de custos e papéis bem definidos dentro da empresa. Tudo graças aos especialistas que buscam soluções para cada objetivo.

“Acabamos descobrindo que melhoramos várias outras coisas e a lucratividade foi uma delas. Na época, nosso objetivo era chegar aos 42% de lucratividade. Hoje, com toda a base que o programa nos deu, conseguimos superar a meta e contamos com uma lucratividade de 48%. Isso nos deixa muito feliz, pois o Programa Gestão Avançada nos deu toda a base, o profissionalismo, os indicadores e como mensurar esses indicadores diante do mercado”, reforça Trevisani.

Daiane Voltolini, que é gerente comercial na imobiliária, já sente os resultados desses indicadores para o negócio e no dia a dia no trabalho. “Começamos a perceber a importância de ter os indicadores, de ver os números e de passar tudo isso para a equipe, pois gera entrosamento. Agora, entendemos o quanto é importante e, principalmente, que todo mundo luta junto pelos resultados”, afirma Voltolini.

Como funciona o PGA do Sebrae

O grande objetivo do PGA – Gestão Avançada – é contribuir para definir a estratégia de crescimento e evolução das empresas, desenvolvendo um modelo de gestão inovador, baseado em indicadores e metas.

Outros objetivos propostos pelo PGA são:

  • Garantir estabilidade e consolidar o seu negócio no mercado;
  • Expandir a visão estratégica da empresa;
  • Gerenciar melhor suas metas;
  • Aprimorar as fórmulas de gestão empresarial;
  • Desenvolver um maior controle dos processos gerando maior produtividade e lucratividade;
  • Transformar sua empresa em um modelo de negócio direcionado a dados e indicadores;
  • Criar uma rede de relacionamento com os empresários participantes do programa possibilitando novas trocas de experiências.

O programa tem 211 horas de carga horária, sendo 8 delas de encontros presenciais coletivos, 127 de consultoria individual na empresa, e 76h de capacitações que acontecem em um período de 14 meses. Nos encontros individuais, o empreendedor recebe consultores especialistas de: Recursos Humanos, Marketing, Finanças e Processos. Além disso, um consultor especialista em gestão acompanha todas as etapas, para garantir a interação entre as diferentes áreas da empresa. 

Você precisa de um planejamento estratégico, com uma gestão de indicadores e resultados, para que sua empresa cresça cada vez mais? Entre em contato com o Sebrae AQUI!

Confira matéria completa exibida no SCC Meio-Dia:

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