Pianista Amaro Freitas volta a Florianópolis e participa do Sexta Jazz AF
Pianista de Recife é convidado especial na edição de junho. Show será no dia 17, às 20h, e terá audiodescrição ao vivo
• Atualizado
Da periferia de Recife, Amaro Freitas ganhou o mundo. E também levou para os quatro cantos um jeito de fazer jazz embebido de ritmos como frevo, maracatu, coco e baião. Não é a toa que o pianista já recebeu a alcunha de “gênio do piano” e de “novo bamba do jazz”. Ele é convidado da próxima edição do Sexta Jazz AF, promovido pela Aliança Francesa de Florianópolis. O show será no dia 17 de junho, às 20h, no Piso G3 (estacionamento) do Villa Romana Shopping, na Capital. A entrada é gratuita, vagas limitadas.
O Sexta Jazz AF – Especial Tiê, convida Amaro Freitas para apresentar um concerto em trio formado pelo músico e curador do projeto, Tiê Pereira, no contrabaixo, por Amaro Freitas no piano e por Rodrigo Porciuncula na bateria. Juntos, os músicos interpretam algumas músicas do repertório de Amaro Freitas e algumas releituras de peças do universo brasileiro e do jazz que influenciaram e ainda influenciam a trajetória do pernambucano.
Amaro Freitas começou a tocar aos 12 anos, quando participou de aulas de música oferecidas por uma igreja do bairro onde morava, na capital pernambucana. O único instrumento disponível era o piano, um empurrão do destino.
Apaixonou-se pelo jazz depois de ouvir um álbum do pianista estadunidense Chick Corea (1941-2021). Hoje, aos 30 anos, é considerado um dos pianistas de jazz da nova geração mais respeitados no Brasil e no mundo.
Espetáculo com audiodescrição
O espetáculo terá recurso de audiodescrição ao vivo para pessoas com deficiência visual. Ao todo, serão disponibilizados 20 receptores que podem ser emprestados com a equipe do evento. Para quem curte cerveja artesanal, haverá venda de chope no local. Não é permitido entrar com bebidas.
Promovido pela Aliança Francesa Florianópolis desde 2014, o Sexta Jazz AF se consolidou como um dos mais importantes projetos gratuitos de música instrumental da Capital. Até o final de 2022, estão previstas dez edições, sempre nas sextas-feiras, às 20h. A cada edição, os curadores convidam músicos importantes da cena musical de Santa Catarina e do Sul do país para concertos que homenageiam ícones do jazz mundial.
Jazz solidário
Em junho, O Sexta Jazz AF será, mais uma vez, ponto de arrecadação de comida, roupas e brinquedos que serão doados às famílias em situação de vulnerabilidade social atendidas pelo Conselho Comunitário do Córrego Grande (CCCG). Para ajudar, basta levar alimentos não perecíveis, agasalhos e brinquedos novos ou usados em bom estado no dia do evento.
>>> Siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Leia Também
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO