Para 49,5% dos eleitores, crise no STF prejudica mais Lula do que Flávio
Crise no STF ocorre após a divulgação da suposta ligação de alguns ministros ao ex-banqueiro Daniel Vorcaro, pivô do caso Banco Master
• Atualizado
Cerca de 49,5% dos eleitores acham que a crise institucional entre ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) prejudica mais a campanha do presidente Lula (PT) à reeleição do que a candidatura de Flávio Bolsonaro (PL-RJ). Os dados foram apontados pela Pesquisa Atlas/Bloomberg divulgada nesta quinta-feira (17).
As informações são do SBT News. A crise foi causada após a divulgação da suposta ligação de alguns ministros ao ex-banqueiro Daniel Vorcaro, pivô do caso Banco Master. Cerca de 20,9% dos eleitores acreditam que a briga na Corte afeta mais a campanha de Flávio Bolsonaro, enquanto 14,4% acreditam que os dois adversários são impactados negativamente de maneira igual. Outros 6,7% afirmam não ver impactos para nenhum dos dois e 8,6% não souberam responder.
O reflexo nas intenções de voto ocorre em meio à indefinição do STF sobre abrir ou não uma investigação contra Alexandre de Moraes em função de mensagens que teriam sido trocadas entre o ministro e Vorcaro. O debate iniciado na terça (15) pode ficar pausado até 90 dias após pedido de vista (mais tempo para análise) de Flávio Dino.
A conduta do relator de inquérito do Master, o também ministro André Mendonça, em relação ao relatório da Polícia Federal (PF) que reúne as conversas do ex-banqueiro deverá ser analisada pela Corte em 23 de setembro.
Flávio Bolsonaro aparece à frente de Lula em um segundo turno, mostra pesquisa
Pela segunda semana seguida, Flávio Bolsonaro aparece numericamente à frente de Lula em um cenário de segundo turno. O parlamentar saiu de 46,4% em 9 de setembro para 47,2% na quarta (16); já o atual presidente subiu 0,6 ponto percentual, de 46,2% para 46,8%.
Já na Quaest publicada na segunda (14), foi a primeira vez desde abril que Flávio liderou simulação de segundo turno contra Lula (42% a 40%).
41,2% dos eleitores acreditam que envolvidos no Caso Master são aliados de Jair Bolsonaro
O levantamento da Atlas/Bloomberg mostrou qual grupo político o eleitorado acredita que possui mais vínculos com o caso Master. Para 41,2%, envolvidos são principalmente aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que segue preso após condenação por tentativa de golpe de Estado. Já 40,2% veem mais conexões no entorno de Lula.
Outros 13,8% consideram que “todos estão igualmente implicados no esquema”, enquanto 3,4% apontam políticos do centrão como suspeitos. A opção de quem não soube responder registra 1,3%.
Registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o código BR-06221/2026, a pesquisa ouviu 5.018 pessoas entre os dias 11 e 16 de setembro. A margem de erro é de um ponto para mais ou para menos, e o nível de confiança chega a 95%.
Leia Mais
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO