PTB de Kennedy Nunes define candidatos ao Senado e Câmara neste sábado na Alesc
Convenção acontece sob o comando do deputado Kennedy Nunes, presidente estadual do PTB.
• Atualizado
A partir das 9h deste sábado (23), no Auditório Antonieta de Barros da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) também realiza a sua convenção para escolher candidato ao Senado e as chapas a deputado estadual e federal.
Sob o comando do deputado Kennedy Nunes, presidente estadual do PTB e aliado do presidente Jair Bolsonaro, a sigla vai definir ainda possíveis alianças.
“O PTB confirma o deputado Kennedy Nunes ao Senado com a sensação de que foi abandonado pelos setores conservadores do PL. Kennedy é um contumaz defensor do presidente Jair Bolsonaro, mas a preferência do Palácio do Planalto ficou com o ex-secretário nacional da Pesca e Aquicultura, Jorge Seif Júnior (PL), um desconhecido na política catarinense. Os petebistas catarinenses, com fortes raízes evangélicas, não abrem mão do apoio a Bolsonaro”, comenta Roberto Azevedo, colunista político do SCC10.
>>>Convenções partidárias definem candidatos por SC neste final de semana
>>>Décio diz que Dário aceita ir ao Senado
Confira os detalhes da convenção do PTB:
Entenda as convenções
As convenções partidárias estão permitidas desde a quarta-feira (20), em todo território nacional, conforme resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Um dia importante para a política catarinense será neste sábado (23), cinco dos oito partidos, que devem ter candidatos próprios ao governo do Estado ou ao Senado, vão realizar suas convenções partidárias, sendo eles: MDB, PP, PTB, União Brasil e Republicanos. Já o PSTU e o PT marcaram a convenção para este domingo (24) e segunda-feira (25), respectivamente. O Novo já definiu seu candidato em convenção.
O SCC10 preparou uma cobertura especial para acompanhar as convenções partidárias ao longo deste sábado (23). Nossa equipe estará nos locais das convenções para atualizar minuto a minuto as decisões dos partidos. Acompanhe pelo especial Direto ao Voto, pelo WhatsApp e pelas nossas redes sociais.
Prazos
Os partidos têm até o dia 5 de agosto para realizar convenções, onde poderão decidir sobre as formação de coligações e candidatas e candidatos que vão disputar as eleições 2022.
Os escolhidos para concorrer aos cargos de presidente e vice-presidente da República, governador e vice-governador, senador, deputado federal, deputado estadual e distrital devem ser registrados na Justiça Eleitoral até o dia 15 de agosto.
O primeiro turno das eleições ocorrerá no dia 2 de outubro e, eventual segundo turno, no dia 30 do mesmo mês.
Convenções Partidárias
Conforme o TSE, as convenções partidárias podem ser realizadas no formato presencial, virtual ou híbrido. Após a escolha em convenções, as legendas já podem solicitar o registro das candidaturas no dia seguinte. A federação de partidos registrada no TSE também está habilitada a participar das eleições. Porém, neste caso, as convenções deverão ocorrer de maneira unificada, como se fosse uma única agremiação.
As regras para a escolha e o registro de candidatos são estabelecidas por resoluções do TSE, aprovadas pelo Plenário da Corte em dezembro do ano passado.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias sobre ELEIÇÕES no seu whatsapp?
EU QUERO