Eleições 2022 Compartilhar
Eleições 2022

João Azevêdo é reeleito governador da Paraíba

Com 97,33% das urnas apuradas, ele tem 52,34% dos votos, contra 47,66% de Pedro Cunha Lima (PSDB)

• Atualizado

SBT News

Por SBT News

Foto: SBT News
Foto: SBT News

O governador da Paraíba, João Azevêdo Júnior (PSB), foi reeleito para o cargo neste domingo (30). Com 97,33% das urnas totalizadas, o político tem 52,34% dos votos, contra 47,66% do adversário, o deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB)

João Azevêdo havia passado para o segundo turno como o mais votado também, com 39,65% dos votos (ou 863.174), contra 23,90% (ou 520.155) do tucano. O integrante do PSB nasceu em 14 de agosto de 1953, em João Pessoa. Se graduou em engenharia civil pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em 1978, e se pós-graduou em metodologia do ensino técnico. É professor aposentado do Instituto Federal de Educação Tecnológica (IFPB) e, desde 2019, governador da Paraíba; foi eleito com 1.119.758 votos. Em sua trajetória, tem atuações ainda como diretor da Divisão de Planejamento Habitacional do IPEP, chefe da Assessoria de Planejamento Econômico da Urban, secretário de Serviço Urbanos de João Pessoa e secretário estadual da Infraestrutura, Recursos Hídricos, Meio Ambiente e Ciência e Tecnologia, entre outros.

Concorreu, neste ano, pela coligação Juntos pela Paraíba (PSB/Agir 36/PP/Avante/PMN/PSD/Solidariedade/Podemos/Republicanos/Patriota/Pros), com Lucas Ribeiro (PP) como vice. Na eleição presidencial, teve uma aliança com Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desde o primeiro turno. A vitória nas urnas, neste domingo, dá um quarto mandato consecutivo para o PSB: o partido está no governo desde 2011.

Entre as diretrizes do plano de governo de João Azevêdo para o segundo mandato, estão ampliar o Programa Alfabetiza PB; fortalecer a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB); realizar concurso público para as forças de segurança pública e defesa social; e ampliar o programa de fomento rural Incluir Paraíba.

João Azevêdo e Pedro Cunha Lima participaram de dois debates promovidos pela TV Tambaú, afiliada do SBT na Paraíba. No do primeiro turno, em 15 de setembro, o atual governador foi alvo de todos os outros participantes. Os temas principais das controvérsias foram segurança pública, saúde, concursos, educação e impostos. A oposição traçou um quadro caótico, e o governador relatou realizações, desenhando um quadro de satisfação.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias sobre ELEIÇÕES no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.