Coronel Marcos Rocha (União) é reeleito governador de Rondônia
No primeiro turno, o Coronel Marcos Rocha e Marcos Rogério tiveram uma diferença de 16.994 votos
• Atualizado
Com 96,95% das urnas apuradas, Marcos Rocha (União) foi reeleito governador de Rondônia, neste domingo (30). O mandatário ocupará a cadeira do Palácio Rio Madeira por mais quatro anos após derrotar Marcos Rogério (PL), com 52,65% dos votos válidos, contra 47%.
O resultado do pleito deste domingo (30) foi disputado até o último segundo. No primeiro turno, o Coronel Marcos Rocha e Marcos Rogério tiveram uma diferença de 16.994 votos e competiam pela preferência do eleitorado. Entre as estratégias de ambos os postulantes estava a aproximação com a imagem do presidente da República e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL).
Rondônia é um dos estados mais bolsonaristas do país. Na eleição de 2018, contra Fernando Haddad (PT), Bolsonaro obteve 72,18% dos votos válidos, ante 27,82% do petista. No primeiro turno do pleito de 2022, em 2 de outubro, Bolsonaro teve 64,36% dos votos válidos, contra 28,98% de Lula (PT), confirmando sua força na região.
Ex-chefe do centro de inteligência da Polícia Militar do estado, Rocha, 54 anos, apostou nas conquistas de sua gestão para garantir a vitória no 2º turno. Natural do Rio de Janeiro, é militar, professor e, desde 2019, governador de Rondônia; foi eleito com 530.188 votos, filiado ao antigo Partido Social Liberal (PSL). Concorreu, neste ano, pela coligação Compromisso, Trabalho e Fé (União/Republicanos/Avante/MDB/Patriota/PSC/PSDB/Cidadania).
Entre suas propostas para o estado está a continuidade de iniciativas da sua primeira gestão, como tornar Rondônia o estado mais seguro da região Norte. Para a saúde, ele afirma que irá concluir a construção do Hospital de Urgência e Emergência (Heuro), em Porto Velho, além de ampliar o Centro de Medicina Tropical de Rondônia (Cemetron) e o Hospital Infantil Cosme e Damião.
A implementação de um novo currículo do Ensino Médio, com o objetivo expandir o Plano de Educação Profissional, também está no plano de governo, que tem entre suas propostas, trabalhar na manutenção do Cartão Alimentação Escolar para alunos em situação de vulnerabilidade.
Rocha quer aperfeiçoar o Invest Rondônia, programa cujo objetivo é atrair novos empreendimentos para o estado, e expandir o Programa de Microcrédito Produtivo Orientado, o Proampe, que oferece crédito facilitado a pequenos empreendedores.
Em termos de infraestrutura, está programado a recuperação asfáltica de rodovias e a construção de pontes de concreto e aço para garantir o acesso intermunicipal e o escoamento da produção. Além da viabilização da construção da Ponte Binacional Brasil-Bolívia e também a consolidação da Rota do Pacífico.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias sobre ELEIÇÕES no seu whatsapp?
EU QUERO