Cotidiano Compartilhar
HO HO HO!

Pensando em viajar no Natal? Conheça 5 lugares em Santa Catarina que surpreendem na decoração

Você piscou e o fim do ano já chegou! Mas calma que ainda dá tempo de se programar e ir a um lugar diferente para fazer aquela selfie que as tias adoram comentar

• Atualizado

Izabela Piazza

Por Izabela Piazza

Papai Noel do Mato | Foto: reprodução redes sociais.
Papai Noel do Mato | Foto: reprodução redes sociais.

A contagem regressiva já começou e para os apaixonados pelo Natal esse é um momento mais que especial para estar com a família, se arrumar bem chique para ficar no sofá de casa, comer vários pratos com gostinho de “quero mais” e, claro, se encantar com as decorações que aparecem somente nesta época do ano!

E quando o assunto é decoração, existem cidades que a cada Natal que passa surpreendem ainda mais e, às vezes, até parecem ter saído de um daqueles filmes natalinos, exceto “O Grinch”, que a Netflix disponibiliza todo fim do ano.

E é claro que o Portal SCC10 entrou na onda e aproveitou que o bom velhinho já começou o expediente para te mostrar como Santa Catarina tem cidades mágicas no Natal e que talvez você ainda não conheça. Então aproveite e confira agora a lista completa:

Pomerode

Com um toque mais Alemão, Pomerode, no Vale do Itajaí, oferece um ambiente bem familiar e repleto de eventos especiais com dança, culinária, música e até um desfile de lanternas que iluminam as ruas da cidade! Dá aquela sensação boa de aconchego…

E a dança não podia ficar de fora do ritmo natalino! Esse é um dos eventos mais tradicionais que pode chamar bastante atenção de quem vem de outros lugares e visita a região pela primeira vez:

Pomerode também oferece o gostinho da culinária alemã com a mistura natalina, com as bolachas de natal, que são um patrimônio gastronômico da região. Essa experiência faz uma imersão nas técnicas e ainda divertem a criançada:

Para os pequeninos e entusiastas, será possível participar também das oficinas que ensinam o artesanato natalino, confira os horários disponíveis:

Artesanato

  • Quintas: 17h às 20h
  • Sextas: 17h às 21h
  • Sábados: 11h30 às 13h30 – 18h às 20h
  • Domingos: 11h30 às 13h30 – 18h às 20h

Confira a programação completa com horários e endereço:

Para acompanhar mais de perto toda a programação e principalmente as atrações de Shows é só clicar aqui!

Guabiruba

Se você quer um Natal diferente, Guabiruba pode te impressionar com o Papai Noel do Mato! É… isso mesmo que você leu, nada de gorro vermelho desta vez. E uma curiosidade: essa tradição ficou tão forte que se tornou patrimônio cultural, histórico e imaterial da cidade.

O Papai Noel do Mato surgiu, de acordo com a lenda, quando São Nicolau passava nas casas para entregar doces e benção e acabava encontrando crianças rebeldes, que não respeitavam os pais. Com isso, ele buscou pessoas que viviam além dos muros da cidade para assustar as crianças.

Reza a lenda que isso teria dado certo e com o passar dos anos, as criaturas se tornaram cada vez mais assustadoras e levando o nome de Pelznickel.

Um pouco mais da lenda do Pelznickel

A história conta que no entardecer dos dias 6 e 24 de dezembro, ele sai das matas onde fica o ano todo e invade as ruas de Guabiruba para dar uma lição naquelas crianças que não se comportaram bem!

O objetivo dele é que elas repensem e melhorem suas atitudes para o próximo ano. Eles aparecem cobertos de folhas, trapos de roupas escuras, chifres e máscaras um tanto assustadoras, além das varas e correntes que carregam junto ao corpo.

Tem aqueles que dizem que o Pelznickel seria até um irmão do Papai Noel. “Pelz” significa pelagem, pelos, enquanto “Nickel” seria um diminutivo de Nicolau.

Uma “Sociedade do Pelznickel” foi criada na cidade em 2005 com objetivo de preservar essa cultura tão antiga. São mais de 80 integrantes que se organizam para os eventos e desfiles.

Confira a programação completa com todos os detalhes:

Blumenau

Se existisse uma competição de cidade mais iluminada no Natal provavelmente Blumenau venceria! Não tem como falar de época natalina em Santa Catarina e deixar de lado que é nessa cidade alemã, da região Vale do Itajaí, que se pode presenciar a casa mais iluminada do país!

A Casa Iluminada de Blumenau tem nada mais, nada menos que 870 mil lâmpadas. Ela já está aberta para visitação e o não precisa pagar nada para conhecer, então já anota o endereço: rua Antônia, nº 163 – bairro Itoupava Norte.

O local fica aberto para visitação todos os dias e as luzes são acesas por volta das 19h. A atração segue até o dia 6 de janeiro de 2024:

Blumenau também oferece um programação bastante tradicional com dança, música, oficinas e desfiles. E assim como acontece no evento da Oktoberfest, a cidade prepara uma grande estrutura para receber os moradores e turistas:

A programação é aberta ao público de segunda a sexta das 16h às 23h, sábados e domingos das 10h às 23. Nos dias 24 e 31, das 10h às 17h. No dia 25, será das 10h às 23h. As atrações e decorações temáticas acontecem na área externa do Parque Vila Germânica.

Confira a programação completa com todos os detalhes:

Florianópolis

A Ilha da Magia também entra nessa lista especial, afinal não é só de praia que vive o Litoral, né?! E uma das atrações que talvez mais chame a atenção do público e “vale a pena ver de novo” todos os anos é o desfile de natal.

No ano passado, o palco desse espetáculo artístico foi a Ponte Hercílio Luz, mas neste ano a apresentação acontecerá na Beira Mar Norte. E atenção: a princípio, o desfile acontecerá no dia 16 de dezembro, mas em caso de chuva poderá sofrer alterações.

Neve na Capital?

Algumas atrações divulgadas pela Prefeitura de Florianópolis já começaram ainda em novembro! A tradicional Casa do Papai Noel, o presépio e até neve podem ser vistos no Centro, tanto na Praça XV quanto no Largo da Alfândega.

Confira a programação completa com horários e endereço:

Balneário Camboriú

E ainda falando de Litoral… É claro que não podia faltar a querida “Dubai brasileira”: Balneário Camboriú. Isso porque quando o assunto é extravagância, BC consegue entregar uma experiência única!

Em 2022, Balneário Camboriú preparou pontos estratégicos pela cidade com luzes e decorações bastante imersivas no espírito natalino! O desafio, talvez, foi fazer apenas uma selfie já que espaços, como o Molhe da Barra Norte, eram bem encantadores, veja nas imagens:

Para este ano, a cidade promete música, espetáculo infantil e show de fogos na Praia Central. A programação começa no início de dezembro e marcará também o início da temporada de verão 2023/2024. O palco será a própria areia da praia, na altura da Praça Almirante Tamandaré.

Confira a programação completa com horários e endereço:

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×