Trânsito Compartilhar
Acorda, Pedrinho!

Motorista “tira cochilo” dentro de carro no meio de importante via de Florianópolis

Flagra aconteceu na madrugada desta segunda-feira (29), pela Guarda Municipal de Florianópolis

• Atualizado

Redação

Por Redação

Foto: GMF/Divulgação
Foto: GMF/Divulgação

Na madrugada desta segunda-feira (29), um motorista foi flagrado tirando um cochilo dentro de um carro parado bem no meio no acesso ao Elevado Rita Maria, em Florianópolis. O fato aconteceu durante patrulhamento da Guarda Municipal da Capital, em que os agentes identificaram o veículo atravessado na via.

Ao chegarem perto do carro e abordarem o motorista, encontraram o homem dormindo dentro do veículo. Ao ser questionado pelos guarda municipais, o homem disse que estacionou no local para descansar.

Multas de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro

O Código de Trânsito Brasileiro impõe pontuação às infrações cometidas, de acordo com a natureza de cada uma (art. 259):

→ Gravíssima – 7 pontos
→ Grave – 5 pontos
→ Média – 4 pontos
→ Leve – 3 pontos

De acordo com o artigo 261 do Código de Trânsito Brasileiro, a penalidade de suspensão do direito de dirigir será aplicada:

  • Se o condutor exercer atividade remunerada, nos casos em que atingir 40 (quarenta) pontos ou mais num período de 12 meses, independentemente da gravidade das infrações;
  • Para condutores que não exercem atividade remunerada, quando acumular 40, 30 ou 20 pontos, conforme descrição abaixo, considerando a gravidade das infrações:
    • 40 (quarenta) pontos, se o condutor não possuir infrações gravíssimas no prontuário;
    • 30 (trinta) pontos, se o condutor possuir até uma infração gravíssima no prontuário;
    • 20 (vinte) pontos, se o condutor possuir duas ou mais infrações gravíssimas no prontuário;
  • Nas infrações que têm como penalidade, autonomamente, a suspensão do direito de dirigir (veja abaixo). Nestes casos, a pontuação derivada, por essa condição de autonomia, não será computada no cálculo da suspensão por excesso de pontos.

As infrações a seguir, por sua própria natureza, prevêem a suspensão do direito de dirigir: art. 218, inciso III, art. 165-A, art. 165, art. 175, art 277, art. 244, caput e incisos I, II, III, IV e V e §1º, art. 210, art. 191, art. 170, art. 174, art. 176, incisos I, II, III e IV, art. 173, art. 253-A, art. 165-B e art. 165-B parágrafo único.

Antes de ter seu direito de dirigir suspenso, o condutor deve responder a processo administrativo, com amplo direito de defesa.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.