Tempo Compartilhar
PREVISÃO DO TEMPO

Tempo volta a ficar firme em SC com sol e frio; veja a previsão

Após dias de instabilidade, chuva perde força, mas temperaturas seguem baixas e mar permanece agitado no litoral

• Atualizado

Olga Helena de Paula

Por Olga Helena de Paula

Tempo volta a ficar firme em SC com sol e frio; veja a previsão | Foto: Canva
Tempo volta a ficar firme em SC com sol e frio; veja a previsão | Foto: Canva

Santa Catarina volta a ter predomínio de tempo firme nesta sexta-feira (3), com o retorno do sol na maior parte do estado após dias de chuva. Segundo a Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil, a instabilidade perde força ao longo da manhã, mas o frio continua intenso, com temperaturas abaixo dos 5°C durante a noite em grande parte das regiões. O mar também segue agitado em todo o litoral.

Foto: Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil

Tempo volta a ficar firme em SC com sol e frio

O dia começa com possibilidade de chuva fraca e isolada entre a madrugada e o início da manhã no leste catarinense. No decorrer da manhã, porém, as instabilidades se afastam e o tempo volta a ficar firme.

A partir da tarde, o sol aparece entre nuvens em praticamente todas as regiões de Santa Catarina.

A exceção fica entre o Baixo Vale do Itajaí e o Litoral Norte, onde o céu permanece com maior nebulosidade e ainda há condições para pancadas fracas e passageiras de chuva.

Frio continua em todo o estado

Mesmo com a melhora do tempo, as temperaturas seguem baixas ao longo desta sexta-feira.

De acordo com a Defesa Civil, as máximas não devem passar dos 19°C em nenhuma região catarinense.

Já as menores temperaturas serão registradas durante a noite, quando os termômetros devem ficar abaixo dos 5°C em grande parte do estado.

O risco é considerado moderado para ocorrências relacionadas ao frio intenso, especialmente entre pessoas em situação de vulnerabilidade e durante atividades ao ar livre.

Mar segue agitado e há risco de ressaca

Outro destaque da previsão é a persistência dos ventos de quadrante sul, que mantêm o mar bastante agitado em toda a costa catarinense.

As ondas devem variar entre 2 e 3 metros no Litoral Norte e podem ultrapassar 3 metros no Litoral Sul e na Grande Florianópolis.

Segundo a Defesa Civil, o risco é moderado a alto para ocorrências associadas à agitação marítima e à ressaca, exigindo atenção de pescadores, navegantes e moradores de áreas costeiras.

Defesa Civil orienta

A Defesa Civil recomenda que a população acompanhe os avisos meteorológicos e redobre os cuidados diante das baixas temperaturas e das condições do mar.

Entre as orientações estão:

  • Manter-se aquecido, principalmente durante a noite e a madrugada;
  • Dar atenção especial a crianças, idosos e pessoas em situação de vulnerabilidade;
  • Evitar atividades no mar durante o período de ressaca;
  • Seguir as orientações das autoridades em áreas sujeitas à agitação marítima.

Com o afastamento da frente fria, a tendência é de tempo mais estável em Santa Catarina, embora o frio continue predominando nos próximos dias.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×