Prejuízos com enxurrada chega a R$ 10 milhões em Jacinto Machado
Entre pontes de concreto, de madeira e pênsil, foram mais de 20 estruturas destruídas na cidade
• Atualizado
Desde das primeiras horas de quinta-feira (07), máquinas da prefeitura de Jacinto Machado atuam no trabalho de restabelecer os principais acessos às comunidades da região dos Pinheirinhos, próximas às encostas da Serra Geral.
Além disso, a Defesa Civil municipal, regional e equipe de engenharia fazem o levantamento de todos os prejuízos causados pela forte enxurrada que atingiu o município no final da tarde de quarta-feira (06). Dezenas de pontes e estradas foram destruídas com a chuva.
Comunidades como Pinheirinho do Meio, Paredão, Pinheirinho Alto e Costão dos Pinheirinhos tiveram sua rotina e paisagem transformadas pela enxurrada. A força da água tirou o rio de sua calha, redesenhando seu trajeto e causando destruição em tudo que estava no caminho por quilômetros.
“Os danos foram visíveis em toda a região dos Pinheirinhos. Desde Pinheirinho Baixo, onde a água encobriu a rodovia municipal, até as encostas da serra, onde o rio se alargou dezenas de metros com a força da enxurrada”, descreveu José Luiz Molgaro, secretário municipal de Agricultura, que acompanhou o trabalho de levantamento de danos.
Cerca de R$ 10 milhões em prejuízos foi a primeira estimativa feita pela equipe municipal. Entre pontes de concreto, de madeira e pênsil, foram mais de 20 estruturas destruídas. Vários trechos da estrada geral e muitas outras estradas vicinais foram danificadas. Em alguns pontos, o rio Pinheirinho alargou em mais de 30 metros.
Ainda na quinta, o município decretou situação de emergência, concentrando esforços na recuperação de acessos e auxílio ao restabelecimento do fornecimento de energia elétrica e água. Algumas famílias que residem em locais distantes seguem isoladas, mas não houve registro de vítimas.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSky, Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO