Tempo Compartilhar
CALOR

Onda de calor intenso persiste em SC; veja até quando

Na terça-feira (13), as temperaturas podem super os 40°C em cidades do Vale do Itajaí e do Litoral Norte

• Atualizado

Redação

Por Redação

Imagem Ilustrativa. Foto: Pixabay (banco de imagens)
Imagem Ilustrativa. Foto: Pixabay (banco de imagens)

Santa Catarina enfrenta uma onda de calor intenso que deve persistir até a próxima terça-feira (13). Segundo a Defesa Civil, este padrão deve ser quebrado na quarta-feira (14) com a passagem de uma frente fria, que vai se deslocar pelo mar mantendo uma maior cobertura de nuvens e trazendo condições para chuva, especialmente nas áreas do centro-leste do estado.

Neste domingo (11), as temperaturas atingem níveis com máximas na casa dos 36°C no Extremo Oeste, Oeste e Litoral Sul. Já no Meio-Oeste, Vale do Itajaí, Planalto Norte, Litoral Norte e Grande Florianópolis, as máximas variam entre 31°C e 34°C.

Para a segunda-feira (12), a previsão é de que a onda de calor atinja seu ápice no Extremo Oeste, Oeste e Litoral Sul, onde as temperaturas podem ultrapassar os 38°C. Nestas regiões, a chegada de uma frente fria na terça-feira (13) pela manhã, a nebulosidade e chuva a ela associada fazem com que as temperaturas decaiam em relação à segunda (12), com máximas previstas entre 32°C e 34°C.

Na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte, tanto segunda (12) quanto terça-feira (13) serão marcadas pelo calor intenso. Na segunda-feira (12), as máximas podem chegar a 39°C, com possibilidade de alcançar os 40°C em alguns municípios do Médio Vale do Itajaí. Já na terça-feira (13), a massa de ar quente combinada à situação pré-frontal faz com que as temperaturas se elevem ainda mais nestas regiões, podendo superar os 40°C em cidades do Vale do Itajaí e do Litoral Norte.

Diante desse cenário, a Defesa Civil alerta para os riscos à saúde, destacando que o calor intenso pode provocar desidratação, insolação e agravamento de doenças cardiorrespiratórias nas áreas em laranja. A orientação é que a população se hidrate e evite a exposição solar durante as horas mais quentes do dia.


>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×