Imagens mostram os estragos causados pelo temporal de granizo em Lages
Mais de 700 metros de lona já foram distribuídos em Lages
• Atualizado
A cidade de Lages, na Serra Catarinense, foi surpreendida por um temporal de granizo no início da noite desta terça-feira (31). Segundo a Defesa Civil, o temporal não estava previsto.
Localidades como Santa Helena, Caroba, Santa Mônica, Petrópolis, Copacabana, Cidade Alta e Lomba São Joaquim, foram afetadas pela queda de grandes pedras de gelo, que deixaram o chão praticamente branco.
Conforme informações apuradas pela Rádio Clube, a Defesa Civil foi acionada para diversas ocorrências na parte alta da cidade. Devido a grande demanda de casos, guarnições do Corpo de Bombeiros também estão auxiliando nos chamados de emergência.
A orientação dos bombeiros é de que os moradores utilizem as lonas recebidas para cobrir os móveis e não o telhado, pois pode haver avaria na estrutura da residência e provocar algum acidente.
Defesa Civil de Lages orienta sobre atendimentos e distribuição de lonas:
Até o momento foram 110 atendimentos já foram realizados, com mais de 700 metros de lona distribuidos para proteger propriedades danificadas e minimizar os impactos das condições climáticas.
De acordo com a DC de Lages, a equipe está no bairro Santa Mônica, o que facilita o acesso para os moradores dessa região.
Os telefones para contato com a DC de Lages são: (49) 9 8436-1702 – Telefone Extra / 199 / 193 (Corpo de Bombeiros). É fundamental que as pessoas que precisam de atendimento saibam que podem procurar a Defesa Civil na rodoviária ou pelos telefones de plantão. Isso garante que todos tenham acesso ao suporte necessário.
O registro dos atendimentos na Defesa Civil é crucial, pois isso facilita a logística de entrega de materiais, como Eternit, para reparos.
Corpo de Bombeiros orientam sobre os cuidados pós-temporal
O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), por meio do 5º Batalhão orientou que as pessoas não devem subir em telhados para evitar o risco de quedas, que podem causar graves acidentes. Caso precise realizar reparos, procure profissionais capacitados. Para minimizar danos, remova móveis e eletrodomésticos das áreas atingidas e proteja-os com plásticos ou outros materiais impermeáveis.
Imagens mostram os estragos causados
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSky, Instagram, Threads, Twitter e Facebook e também a Clube no Instagram, Facebook, X (Twitter) e TikTok.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO