Gaspar tem ruas alagadas e registra 12 ocorrências após forte chuva
Defesa Civil contabilizou alagamentos, queda de árvore e monitora áreas de risco no município
• Atualizado
A forte chuva que atingiu Gaspar, no Vale do Itajaí, nas últimas 24 horas provocou uma série de ocorrências no município. Segundo a Superintendência de Proteção e Defesa Civil, foram registrados 12 atendimentos entre a noite desta segunda-feira (29) e a noite desta terça-feira (30), incluindo alagamentos, um deslizamento e queda de árvore.
De acordo com o levantamento da Defesa Civil, o município acumulou uma média de 50 milímetros de chuva no período. Em alguns pontos da cidade, o volume chegou a 65 milímetros em apenas seis horas.
Os bairros Gaspar Grande, Gasparinho, Bateias e Barracão concentraram os maiores acumulados de chuva.
Alagamentos e deslizamento
Entre as ocorrências registradas pela Defesa Civil estão:
- nove alagamentos em vias públicas;
- um alagamento em residência;
- um deslizamento em via pública;
- uma queda de árvore.
As equipes seguem mobilizadas para atender as demandas e monitorar os locais mais afetados pelas chuvas.
Defesa Civil mantém monitoramento
Apesar da diminuição da intensidade da chuva, a Defesa Civil informou que o município permanece com risco médio para deslizamentos.
A orientação é para que moradores de áreas de risco fiquem atentos a sinais como rachaduras no solo, inclinação de árvores e postes, além do aparecimento de trincas em muros e residências.
Em caso de necessidade, a população pode acionar a Defesa Civil pelo telefone 199. Já as situações de emergência devem ser comunicadas ao Corpo de Bombeiros Militar, pelo 193.
Aplicativo envia alertas em tempo real
A Defesa Civil também reforça que os moradores podem acompanhar avisos e informações sobre as condições do tempo por meio do aplicativo Alerta Gaspar, disponível gratuitamente para celulares Android e iOS.
O sistema envia notificações em tempo real durante eventos climáticos e reúne informações atualizadas sobre ocorrências e orientações à população.
Leia Mais
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO





