Frente fria provoca temporais com raios, vento e granizo em SC nesta segunda-feira (22)
Instabilidades avançam pelo estado ao longo do dia com risco de destelhamentos e alagamentos
• Atualizado
Uma nova frente fria deixa o tempo instável em Santa Catarina nesta segunda-feira (22) e favorece a ocorrência de temporais isolados com raios, rajadas de vento e granizo em diversas regiões do estado.
As instabilidades começam pelo Oeste e áreas próximas à divisa com o Rio Grande do Sul e avançam ao longo do dia para as demais regiões, mantendo risco moderado para ocorrências associadas ao mau tempo.
De acordo com a Secretaria de Estado da Proteção Defesa Civil, o avanço da frente fria é provocado pela intensificação de uma área de baixa pressão no interior do continente, o que contribui para a formação de nuvens carregadas e tempestades.

Temporais começam pelo Oeste
A segunda-feira começou com tempo firme e variação de nuvens, mas a condição muda rapidamente nas próximas horas. As primeiras áreas atingidas pelos temporais são o Oeste catarinense e as regiões próximas à divisa com o Rio Grande do Sul.
Imagens de satélite já mostram nuvens de tempestade se aproximando do estado pela fronteira com a Argentina e pelo território gaúcho, indicando o avanço das instabilidades.

Segundo a Defesa Civil, há risco moderado para ocorrências como:
- Destelhamentos;
- Queda de galhos e árvores;
- Danos na rede elétrica;
- Alagamentos pontuais.
Ao longo da tarde e da noite, a frente fria avança e leva chuva e temporais para as demais regiões catarinenses.
Frio ganha força após a passagem da frente fria
Logo atrás da frente fria, uma massa de ar frio e seco de origem polar avança sobre Santa Catarina, provocando queda nas temperaturas.
Durante a manhã, os termômetros marcaram entre 0°C e 10°C nos Planaltos e entre 8°C e 15°C no Grande Oeste, Vale do Itajaí e Litoral. No monitoramento realizado às 5h55, as temperaturas variavam entre 3°C e 12°C nas áreas serranas e entre 11°C e 17°C nas demais regiões.
À tarde, as máximas não devem passar dos 17°C no Oeste e nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul. No Litoral, os termômetros ficam próximos dos 20°C.
Já durante a noite, o frio se intensifica novamente, com temperaturas entre 0°C e 7°C no Oeste e nos Planaltos.
Defesa Civil orienta atenção
A Defesa Civil recomenda que a população acompanhe os avisos meteorológicos ao longo do dia, especialmente nas regiões com previsão de temporais.
Em caso de ventos fortes, a orientação é buscar abrigo em local seguro, evitar áreas alagadas e não se aproximar de árvores, postes ou estruturas que possam ser derrubadas pelas rajadas de vento.
Leia Mais
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO