Tempo Compartilhar
Gestão de riscos e desastres

Defesa Civil de SC apresenta tecnologias e inovações para prever catástrofes

Semana Estadual de Proteção e Defesa Civil encerrou nesta sexta-feira (24)

• Atualizado

Redação

Por Redação

A Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina (SDC) encerrou a Semana Estadual de Proteção e Defesa Civil nesta sexta-feira (24) com um evento Café com a Imprensa. O encontro teve a temática “51 anos de evolução da Defesa Civil de Santa Catarina: tecnologias de proteção à população catarinense”. 

O café contou com a presença do secretário de Estado da Proteção, coronel Fabiano de Souza, e diretores.

“Ao longo dos anos, Santa Catarina tem demonstrado uma evolução significativa em todos os aspectos da gestão e percepção de riscos, abrangendo tanto o setor público quanto o privado, e a população em geral. Além disso, a prevenção de desastres é uma política pública prioritária determinada pelo governador Jorginho Mello. Isso proporciona um horizonte promissor para a implementação de projetos e também permite o desenvolvimento de estudos para regiões que ainda não foram contempladas. Em Santa Catarina, enfrentamos problemas de desastres em todas as localidades e, portanto, promovemos estudos específicos para cada área e executamos as obras onde os projetos já estão prontos”, enfatizou o secretário.

Gestão de riscos e desastres

No Café com a Imprensa destacou as tecnologias de proteção e gestão de riscos e desastres implementadas pela Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil.

Os jornalistas tiveram a oportunidade de conhecer detalhadamente diversas áreas do Cigerd, incluindo a Coordenadoria de Monitoramento e Alerta, o Centro Integrado de Operações, o Centro de Informação Pública, salas de apoio operacional, estruturas para videoconferências, estúdio de gravação, sala de coletiva de imprensa, setores de cartografia, meteorologia, geoprocessamento e hidrologia, mesa tática, sala de descompressão e a antena de recepção do satélite GOES-16.

“Além de aumentar a percepção de riscos e desastres, o grupo teve a oportunidade de conhecer a estrutura e toda evolução em proteção e Defesa Civil de Santa Catarina”, disse Alexandre Argolo Messa Sampaio, subtenente do Corpo de Bombeiros Militar e integrante do Núcleo de Saúde e Promoção Social da SDC.

“Santa Catarina conta com profissionais preparados, quatro radares meteorológicos, Programa Defesa Civil na Escola criando uma cultura de autoproteção desde crianças, respostas aos desastres, entrega de itens de assistência humanitária e equipes de várias instituições à disposição para promover a normalidade para o município afetado,” explicou.

Semana Estadual de Proteção e Defesa Civil

A Semana Estadual de Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina foi instituída a partir da Lei nº 14.706, de 21 de maio de 2009 e, desde então, vem sendo celebrada anualmente. O objetivo é fortalecer a percepção de risco e preparar os catarinenses para enfrentar enchentes, inundações, ciclones, vendavais, granizo e outras adversidades.

A Semana Estadual começou no dia 18 de maio, e contou com uma série de eventos destinados a compartilhar experiências e agregar conhecimento sobre autoproteção, proteção e construção de resiliência frente a eventos adversos.

A programação da Semana também incluiu o lançamento do Programa Defesa Civil na Escola na Escola Básica Frei Damião, em Palhoça, e a visita guiada dos Bombeiros Comunitários de São José ao Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cigerd), localizado na sede da SDC, em Florianópolis.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.