Solidariedade Compartilhar
Solidariedade

Mãe que perdeu a filha de 5 anos em acidente cria projeto social

Mãe criou projeto social para ajudar mães enlutadas. Primeira ação é a arrecadação de mochilas e material escolar para crianças.

• Atualizado

Renato Becker

Por Renato Becker

Foto: Arquivo Pessoal
Foto: Arquivo Pessoal

A jornalista Michelle Bindermann perdeu a filha, Alícia, de apenas 5 anos, em um grave acidente em Rio Negrinho, no Norte do Estado. Era domingo, 19 de dezembro, quando um motorista embriagado causou uma colisão frontal entre os veículos, na BR-280, vitimando a pequena e provocando uma perda irreversível para a família.

Michelle procurou mães enlutadas para conseguir lidar com a morte da filha. Ela conta que recebeu muito apoio, percebeu que a dor da mãe que perde um filho é específica, e que não havia um apoio pensado para esse momento. “Fui percebendo como não tem há recurso para essas mães enlutadas”, ressalta.

A mãe teve a ideia de ajudar outras mulheres e famílias, e criou o projeto Por Você, Alícia, em homenagem à filha.

“Eu estou vivendo meu luto, e ele ainda vai durar muito tempo. A dor mesmo, vai ser eterna. Então o projeto Por Você, Alícia, tem como foco principal essas mães enlutadas. Mas vivendo assim, passando por cada fase, eu ainda percebo que outras ações são necessárias”, explica.

A primeira ação do projeto

A primeira ação do projeto é a arrecadação de mochilas e material escolar. As doações podem ser feitas com voluntárias da campanha em Florianópolis, Joinville, São Francisco do Sul e Mafra.

A irmã da jornalista comentou que iria comprar o material escolar para os filhos, foi quando Michelle percebeu ter dificuldade em observar os itens por se lembrar da filha e do sonho dela em ir para o primeiro ano.

Michele com a irmã | Foto: Arquivo Pessoal

Alícia estava muito ansiosa e animada para ganhar uma mochila nova. “Ela usou três anos a mesma mochila, esse ano ela ganharia uma nova de unicórnio”, conta Michelle.

“E coincidentemente com essa minha dificuldade de mexer no material escolar, uma amiga minha teve essa ideia de doar mochilas, de doar cinco mochilas. Ela veio me perguntar, morrendo de medo que eu que isso me doesse, se eu não gostaria. Eu falei assim, ‘não amiga, tudo que for para o bem eu quero”, relembra.

As primeiras cinco mochilas se multiplicaram e a campanha já arrecadou mais de 200. Junto com seu filho, os frutos da campanha estão sendo combustível para Michelle. “A gente teve doações da Nova Zelândia, de Boston, de Miami, do Rio de Janeiro, de vários lugares diferentes e isso tem me trazido momentos alegres”, conta. Para ela, os momentos de dormir e acordar são o mais difíceis do dia.

A jornalista conta que o filho é o que a move a levantar diariamente, mas o projeto também está ajudando. “As mochilas também estão me envolvendo. Eu entreguei as primeiras cinco mochilas pessoalmente, e ver aquelas crianças sorrindo com aquele material escolar, encheu meu coração. Até fui surpreendida com outros sentimentos que eu não imaginava, eu estava sempre pensando nos sorrisos das crianças, mas também foi importante por eu ter uma identificação com as mães. Eu vi mães com tantas dificuldades, mas que estavam chorando pela minha dor. Era de mãe para mãe, foi algo muito forte, muito especial”.

>> Siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Veja o relato de Michelle sobre o projeto Por Você, Alícia:

Vídeo: Arquivo Pessoal | Cedido

Veja como doar

O Por Você, Alícia tem um perfil nas redes sociais com mais informações: @porvoce_alicia

Em Joinville há um ponto de coleta na Escola Cebrac e em Florianópolis na Fundação Somar.

Em São Francisco do Sul é preciso entrar em contato pelo WhatsApp: (47) 9 9127-4910.

Já em Mafra o contato pode ser feito pelo WhatsApp: (47) 9 9229-7254

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×