Cotidiano Compartilhar
Luto

Takashi Morita, sobrevivente da bomba atômica de Hiroshima, morre aos 100 anos

Morita passou 12 anos em Hiroshima ajudando na reconstrução da cidade

• Atualizado

Redação

Por Redação

SBT News

Por SBT News

Imagem: SBT News
Imagem: SBT News

Takashi Morita, sobrevivente da bomba atômica lançada em Hiroshima em 6 de agosto de 1945, faleceu aos 100 anos na segunda-feira (12). O idoso estava internado no Hospital Japonês Santa Cruz, em São Paulo.

Morita passou 12 anos em Hiroshima, ajudando na reconstrução da cidade, que sofreu a perda de mais de 60 mil pessoas apenas no ano da explosão. Em anos posteriores, foram registradas 130 mil mortes.

Diagnosticado com leucemia em 1956, Takashi mudou-se para São Paulo com sua esposa e dois filhos. Há 40 anos, fundou a Associação Hibakusha Brasil pela Paz, que também inclui as vítimas de Nagasaki, onde outra bomba atômica foi detonada três dias após Hiroshima.

Em 2017, lançou o livro “A Última Mensagem de Hiroshima: O que Vi e Como Sobrevivi à Bomba Atômica”, repleto de fotos que sobreviveram porque ele as deixou em Tóquio, durante sua preparação para se tornar um soldado da Guarda Imperial.

Em março deste ano, prestes a completar 100 anos, Takashi Morita foi homenageado pela Etec Santo Amaro, instituição que, em 2019, recebeu seu nome. A cerimônia contou com a presença da comunidade escolar e de personalidades, incluindo o cônsul-geral do Japão, Shimizu Toru.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.