Segurança Compartilhar
AÇÃO POLICIAL

Operação Mercúrio mira esquema financeiro de facção em SC

Grupo enviava dinheiro para outro estado para dificultar rastreamento

• Atualizado

Emilly Bueno

Por Emilly Bueno

Operação Mercúrio mira esquema financeiro de facção em SC | Foto: MPSC/Divulgação
Operação Mercúrio mira esquema financeiro de facção em SC | Foto: MPSC/Divulgação

Uma operação do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) cumpriu, na manhã desta quarta-feira (1º), três mandados de prisão preventiva e cinco mandados de busca e apreensão em São Paulo para desarticular o esquema financeiro de uma facção criminosa com atuação no Oeste catarinense.

Batizada de Operação Mercúrio, a ação é conduzida pela 5ª Promotoria de Justiça de Concórdia, com apoio do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) e do Grupo Estadual de Enfrentamento a Facções Criminosas (GEFAC).

Além das prisões e buscas, a Justiça determinou o bloqueio de bens e ativos financeiros dos investigados, incluindo criptomoedas. As ordens foram expedidas pela Vara Estadual das Organizações Criminosas do Tribunal de Justiça de Santa Catarina.

Esquema financeiro para tráfico

De acordo com a investigação, o grupo é suspeito de movimentar e esconder dinheiro obtido principalmente com o tráfico de drogas em Santa Catarina. As apurações indicam que os valores eram enviados para pessoas em São Paulo, onde passavam por diversas movimentações financeiras para dificultar o rastreamento da origem do dinheiro.

A investigação teve início a partir de informações reunidas em operações anteriores do GAECO contra a mesma organização criminosa. Os investigadores identificaram um esquema que fracionava os recursos em várias transações antes de reuni-los novamente, estratégia usada para ocultar a origem ilícita dos valores.

Os materiais apreendidos durante a operação serão encaminhados para perícia e passarão por análise, dando continuidade às investigações. O procedimento segue sob sigilo e novas informações poderão ser divulgadas conforme o avanço do caso.

Por que o nome Operação Mercúrio?

Segundo o Ministério Público, o nome faz referência ao mercúrio, metal conhecido pela fluidez e pela capacidade de se dividir em pequenas partes e depois voltar a se unir. A comparação representa a forma como o dinheiro investigado era movimentado: dividido em diversas operações financeiras e posteriormente reunificado para esconder sua origem.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×