Cotidiano Compartilhar
PREVENÇÃO

Secretaria da Saúde de Lages alerta para prevenção de acidentes na colheita do pinhão

A iniciativa visa garantir que colheita do pinhão ocorra de forma segura

• Atualizado

Juliana Puhale

Por Juliana Puhale

Secretaria da Saúde alerta para prevenção de acidentes na colheita do pinhão | Foto: Toninho Vieira/ prefeitura de Lages
Secretaria da Saúde alerta para prevenção de acidentes na colheita do pinhão | Foto: Toninho Vieira/ prefeitura de Lages

A Secretaria Municipal da Saúde, através do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), lança uma campanha urgente de prevenção de acidentes durante a colheita do pinhão. A iniciativa surge em resposta a relatos de populares de áreas rurais que informaram a ocorrência de três acidentes envolvendo quedas durante a atividade na primeira semana da safra.

Com a chegada do outono, a colheita do pinhão movimenta a economia e a cultura local, mas também traz consigo riscos significativos, especialmente relacionados a quedas de árvores. Visando proteger a integridade física dos trabalhadores rurais e de toda a população envolvida, o Cerest preparou uma série de recomendações cruciais para uma colheita segura.

Veja os cuidados destacados pela Secretaria da Saúde

  • Evitar escalar araucárias: A orientação primordial é priorizar a coleta dos pinhões já caídos no chão, eliminando o risco de quedas de grandes alturas.
  • Utilizar ferramentas adequadas: Caso seja necessário colher pinhas ainda presas, recomenda-se o uso de varas adaptadas, mantendo sempre os pés firmes no solo.
  • Equipamentos de proteção individual (EPIs): O uso de luvas e botas com solado antiderrapante é essencial para garantir a segurança ao caminhar por terrenos irregulares.
  • Atenção redobrada: É fundamental manter o foco durante a colheita, evitando distrações e prestando atenção ao ambiente ao redor, incluindo galhos podres.
  • Segurança para todos: Crianças e idosos devem ser mantidos afastados das áreas de risco durante a atividade de colheita.
  • Colheita acompanhada: Sempre que possível, realizar a colheita em dupla. Em caso de acidente, a presença de outra pessoa pode ser vital para prestar socorro ou buscar ajuda.
  • Distância da rede elétrica: É imprescindível evitar a colheita de pinhões próximos a fiações elétricas, prevenindo choques.

A campanha também orienta sobre os procedimentos a serem tomados em caso de acidente, como avaliar a vítima, acionar a emergência, isolar a área e aguardar o socorro.

Em caso de emergência acione : Bombeiros 193, SAMU: 192, Defesa Civil: 199 ou qualquer autoridade local também pode ser acionada em situações de emergência.

>>> Para mais notícias, siga a Clube no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.