Cotidiano Compartilhar
Fé!

Procissão Senhor dos Passos acontecerá nos dias 25 e 26 de março; confira a programação

Realizada anualmente, sempre 15 dias antes da Páscoa, a procissão mobiliza milhares de fiéis no cortejo pelas ruas do Centro de Florianópolis.

• Atualizado

Redação

Por Redação

Foto: Valdonir Correa, Divulgação
Foto: Valdonir Correa, Divulgação

Na manhã desta terça-feira, 07 de março, a Irmandade Senhor dos Passos realizou a apresentação para imprensa e comunidade da 257ª edição da Procissão Senhor dos Passos, celebração tradicional entre os católicos catarinenses desde 1766. Realizada anualmente, sempre 15 dias antes da Páscoa, a procissão mobiliza milhares de fiéis no cortejo pelas ruas do Centro de Florianópolis. A edição deste ano acontecerá nos próximos dias 25 e 26 de março, mas a programação completa das celebrações já se inicia no dia 19 de março.

Há 257 anos a Procissão do Senhor dos Passos ganha às ruas do Centro da capital catarinense como símbolo de fé e história. A festividade se iniciou em 1766, dois anos após uma embarcação com destino a cidade de Rio Grande (RS) ter atracado na Ilha do Desterro, trazendo a imagem baiana de Senhor Jesus dos Passos. Por uma vontade divina, assim acreditaram os católicos da Ilha, a vinda por engano da escultura que rememora o sofrimento de Jesus Cristo crucificado se tornou símbolo de devoção. A imagem é atribuída ao escultor baiano Francisco das Chagas.

A Procissão do Senhor dos Passos é Patrimônio Cultural Imaterial de Santa Catarina, conforme Decreto n° 2.504 de 2006, e também tem o título de Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) desde 2019.

“O grande mote deste ano é o resgate da espiritualidade. O Senhor deve ser exaltado, levado ao coração de tantas pessoas que precisam de um alento, que precisam encontrar no Senhor dos Passos um conforto. Esse é o grande legado da Procissão deste ano. Que o Senhor Jesus dos Passos cresça e brote frutos no coração das pessoas. Queremos cada vez mais as trocas nos olhares, a conexão com o divino”, explicou Hipólito José da Silva, coordenador da Procissão.

Segundo levantamentos históricos, a Procissão Senhor dos Passos já figura entre os maiores eventos de fé do Brasil, ficando somente atrás do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, em Belém (PA), e das homenagens ao Padre Cicero, em Juazeiro do Norte (CE), o que enche de orgulho os fiéis de Santa Catarina. Esse é o principal motivo de tanta dedicação e fé, para todos os membros da Irmandade do Senhor Jesus dos Passos.

Procissão Senhor dos Passos terá capelão estreante

A 257ª edição da Procissão do Senhor do Passos tem um importante personagem: o atual capelão da Irmandade do Senhor dos Passos e do Imperial Hospital de Caridade, padre Willian Wogel. Natural de Brusque, o padre Willian irá conduzir os eventos que fazem parte do ritual da Procissão do Senhor dos Passos, com a missão da reflexão carismática. Essa será a primeira vez que o capelão estará à frente do evento. “Vou rezar as missas do Tríduo, com bênçãos do Santíssimo Sacramento e da Administração e da Unção dos Enfermos, nos dias 22, 23 e 24 de março, às 19h”, informa. A Campanha da Fraternidade 2023, com o tema Fraternidade e Fome, também será lembrada pelo Padre Willian durante a semana religiosa mais importante da Capital catarinense. “Estamos pedindo que todos levem um quilo de alimento ou um agasalho em bom estado, que serão entregues a três instituições de caridade da nossa região. São gestos e ações simples e que ampliam nossa expectativa e gentileza de ajudar o próximo, de fazer o bem, simplesmente”, comenta o padre.

Formado em Filosofia pela Faculdade São Luiz, e Teologia, pela Faculdade Católica de Santa Catarina, padre Willian também é mestre em Direito Canônico pelo Instituto Superior de Direito Canônico de Santa Catarina.  Mas a vocação religiosa surgiu bem cedo, aos 13 anos, quando decidiu ser seminarista, pela influência de Bento XVI, nascido Joseph Ratzinger, papa da Igreja Católica Apostólica Romana, entre os anos de 2005 a 2013. “Sempre quis ser padre. Ainda recordo dos seus ensinamentos, da pregação e de seus discursos pela unificação da doutrina da fé”, relembra.

Procissão do Senhor Jesus dos Passos antes da Pandemia. Foto: Arquidiocese de Florianópolis | Divulgação

Ao ser ordenado em Brusque, Willian escolheu o lema do padre Paulo Bratti: “Eu sou um pecador que Deus amou”. “Este lema sempre norteou meu trabalho eclesiástico, quer nos aconselhamentos, quer nas minhas pregações em missas”, afirma.

Coincidentemente, padre Willian estava em Roma em 30 de dezembro de 2023, quando foi anunciada a morte de Bento XVI, então papa emérito. “Foi tudo muito emocionante”, conta padre Willian, que voltará para Roma, na Itália, no próximo mês de agosto, para concluir os estudos de três anos em um doutorado em Direito Canônico, com especialização na causa dos santos.

Como capelão da Irmandade do Senhor dos Passos e do Imperial Hospital de Caridade, o trabalho rotineiro e de preparação das missas do padre Willian se inicia diariamente, às 7h30min, quando celebra missa na Capela da Irmandade. Ainda pela manhã, ele atende aos pedidos de visitas e bençãos aos enfermos do hospital por solicitação.

Já, à tarde, as visitas aos enfermos do hospital ocorrem juntamente com a Pastoral dos Enfermos, o grupo de voluntárias da Irmandade Senhor Jesus dos Passos (ISJP). A rotina diária se encerra à noite, quando padre Willian participa das reuniões do Tribunal Eclesiástico.

A imagem

Esculpida em madeira pelo baiano Francisco Chagas, a imagem de Nosso Senhor Jesus dos Passos estava originalmente destinada a uma igreja da cidade de Rio Grande, no Rio Grande do Sul (RS). Em 1764, o barco que a trazia fez escala para abastecimento na antiga Nossa Senhora do Desterro (Florianópolis). Após três tentativas frustradas em seguir viagem ao Rio Grande, devido às fortes tempestades, a tripulação tomou como sinal divino de que a imagem deveria permanecer na cidade, onde já havia recebido visitas nos dias que permaneceu no porto. Dois anos depois, em 1766, foi realizada a primeira Procissão.

A imagem representa a primeira queda de Jesus a caminho do calvário. Em tamanho natural, tem o joelho esquerdo apoiado no chão e as mãos seguram a grossa cruz amparada no ombro esquerdo. A túnica de tecido roxo decorada com bordados dourados deixa a mostra os pés do Senhor dos Passos. No rosto, escorrem suor e sangue, provocados pela coroa de espinhos que prende os longos cabelos.

Programação

Dia 19/03/23 – Domingo

  • 8h – Missa de Investidura de Novos Irmãos e Irmãs
  • Local: Capela Menino Deus (Irmandade do Senhor Jesus dos Passos)

Dia 22/03/23 – Quarta-feira

  • 19h – Missa e Bênção do Santíssimo Sacramento

Dia 23/03/23 – Quinta-feira

  • 9h – Missa e Administração do Sacramento da Unção dos Enfermos
  • 19h – Missa e Bênção do Santíssimo Sacramento

Dia 24/03/23 – Sexta-feira

  • 19h – Missa e Bênção do Santíssimo Sacramento

Dia 25/03/23 – Sábado

  • 7h30 – Missa e Procissão do Carregador
  • 17h – Missa em honra do Senhor Jesus dos Passos
  • 20h – Transladação da Imagem do Senhor Jesus dos Passos e da Nossa Senhora das Dores da Capela Menino de Deus para a Catedral Metropolitana

Dia 26/03/23 – Domingo

  • 9h30 – Missa na Catedral Metropolitana com a participação da Irmandade do Senhor Jesus dos Passos
  • 16h – Procissão do Encontro das Imagens do Senhor Jesus dos Passos e Nossa Senhora das Dores. Em frente à Catedral Metropolitana de Florianópolis

Dia 27/03/23 – Segunda-feira

  • 8h30 – Missa de Ação de Graças
  • Local: Capela Menino Deus do Hospital de Caridade

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.