Cotidiano Compartilhar
Entenda

Pix e Drex: saiba a diferença e quando usar

Confira um vídeo explicativo sobre o assunto

• Atualizado

Redação

Por Redação

Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil

Drex é uma versão digital da moeda brasileira e vai além do pagamento. Em um vídeo, o Banco Central explica quando usar o Pix e o Drex.

Toda vez que for necessário condicionar a operação, por exemplo, garantir que seu dinheiro só saia da conta quando você receber o produto ou o serviço que você está contratando, você vai fazer um Drex. Confira um exemplo:

Sua filha faz um curso de inglês e todo começo de mês você tem que ir lá pagar a conta da escola. Você vai fazer um pix, pagar a conta normal, como sempre fez. Agora, você vai comprar um carro usado e quer fazer o pagamento, mas está com medo de realizar o pagamento e de não receber a transferência do veículo, aí você vai usar o Drex.

Com o Drex, o dinheiro só sai da sua conta quando o DUT, a propriedade do veículo passar para você. Só que, a propriedade do veículo só vai passar pra você, quando o dinheiro sair da sua conta. O Drex garante que isso ocorra simultaneamente, e se der problema em qualquer ponta da operação, o negócio não ocorre e ninguém perde nada.

Outro exemplo de uso do Drex, é quando você quer pagar um empréstimo no banco e oferece para o mesmo como garantia, parte das aplicações que você tem no tesouro direto. Você não vai precisar sacar os títulos que você tem no tesouro. Eles vão ficar lá, rendendo normalmente. Só vai acontecer o saque pelo banco, para quem você ofereceu esses títulos como garantia, se você deixar de pagar o empréstimo.

Em relação ao Pix, vai continuar servindo para todos aqueles pagamentos que você realiza no dia a dia.

*Com informações do Banco Central

Assista ao vídeo completo

Vídeo: Reprodução/Banco Central

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×