Cotidiano Compartilhar

Pedágio free flow: governo libera consulta sobre regulamentação

Pela proposta, a passagem do motorista será registrada em sua carteira, para que posteriormente ele possa consultar um link de pagamento lá mesmo, evitando assim a multa. 

• Atualizado

Redação

Por Redação

Proposta apresentada usa como base um período de experiência realizado durante 15 meses no trecho da BR-101 entre Ubatuba (SP) e a cidade do Rio de Janeiro. Foto: Divulgação/CCR
Proposta apresentada usa como base um período de experiência realizado durante 15 meses no trecho da BR-101 entre Ubatuba (SP) e a cidade do Rio de Janeiro. Foto: Divulgação/CCR

Está aberta a consulta pública da nova resolução que irá regulamentar o uso do sistema free flow nas estradas do Brasil. A proposta apresentada usa como base um período de experiência realizado durante 15 meses no trecho da BR-101 entre Ubatuba (SP) e a cidade do Rio de Janeiro, estrada conhecida como Rio-Santos.

Segundo o Ministério dos Transportes, os resultados mostraram que a tecnologia dá mais fluidez no trânsito, diminui a emissão de carbono e permite uma cobrança mais justa para os usuários – já que com a nova resolução, o motorista pagará apenas pelo trecho percorrido.

Pela proposta, os dados dos usuários serão centralizados no aplicativo Carteira Digital de Trânsito. A passagem do motorista será registrada em sua carteira, para que posteriormente ele possa consultar um link de pagamento lá mesmo, evitando assim a multa. 

Outra mudança em relação ao testado na Rio-Santos é a ampliação do prazo de cobrança ao usuário que não tem a “tag” na hora da passagem pelo pedágio. Antes, o período para o motorista pagar era de 15 dias. A nova recomendação é que este tempo seja ampliado para 30 dias.

Para ler a minuta e fazer sugestões, basta acessar o documento pela Plataforma Mais Brasil clicando aqui. A proposta ficará disponível até o dia 06 de julho.

Pedágio free flow:

Na BR-101 (Rio-Santos), entre Ubatuba (SP) e a cidade do Rio de Janeiro, o free flow – sistema de pagamento automático de pedágio – funciona por meio de equipamentos de monitoramento instalados em 3 pórticos localizados no Estado do Rio de Janeiro nos km 414 (Itaguaí), km 447 (Mangaratiba) e km 538 (Paraty), com capacidade de identificar 100% das passagens, seja por TAG ou leitura da placa.

Veja como funciona:

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.