Cotidiano Compartilhar
Trânsito

Obra na Beira-Mar Continental vai ligar São José e Florianópolis

Nova avenida vai ligar São José e Florianópolis

• Atualizado

Redação

Por Redação

Nova avenida vai ligar São José e Florianópolis | Imagem: SCC SBT
Nova avenida vai ligar São José e Florianópolis | Imagem: SCC SBT

A obra de implantação da nova Avenida Beira-Mar de Barreiros com a BR-101, em São José, está mais próxima de sair do papel. Nesta sexta-feira (16), uma vistoria foi feita no local onde as obras devem ser realizadas. O projeto está em discussão desde 2021 e a prefeitura diz que as licenças já estão em estado avançado. A obra deve custar R$ 270 milhões.

A realização da obra foi debatida, na quinta-feira (15), entre Prefeitura de São José e representantes da empresa responsável pela obra (PROSUL), a Unidade de Gerenciamento do Projeto (UGP) e membros do Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata).

Nova avenida ligará Florianópolis e São José

A obra terá ligação com a Avenida Beira-Mar Continental de Florianópolis em uma extensão total de 8,3 km de via pública, sendo 4,8 km no território da capital e 3,5 km em território josefense.

O projeto prevê pistas de rolamento, passeios, ciclovias, área de lazer e bolsões de estacionamentos. Segundo a Administração Municipal de São José, a obra é considerada prioritária, visando aprimorar a mobilidade urbana e oferecer espaços de convivência para a população.

“Esse empreendimento demonstra o compromisso da cidade em promover avanços e proporcionar um ambiente mais moderno e acessível, impulsionando o desenvolvimento econômico e social da nossa querida cidade. A Avenida Beira-Mar Barreiros representa um marco importante para São José, destacando a visão de futuro e o potencial que temos em nos tornarmos uma referência em termos de infraestrutura urbana”, destacou o prefeito.

Segundo Oscar Carvalho, coordenador do Fonplata no Brasil, a atual missão em São José é parte de um amplo projeto de mobilidade urbana que impactará não apenas o Município, mas toda a região. Ele informou que outras cidades, como Blumenau, Florianópolis, Balneário Camboriú e Palhoça, estão em processo de parceria com o Fonplata e seguirão os passos de São José junto ao Banco de Desenvolvimento.

O objetivo principal do encontro é esclarecer o escopo da missão e definir os próximos passos para o projeto. Serão abordados temas como o avanço do projeto básico e executivo, licenças ambientais, aspectos sociais, cronograma de obras, e preparação e assinatura do contrato de empréstimo com o governo federal, a constituição da UEP (Empresa de Apoio ao Gerenciamento), e a apresentação da CAPACI (Ciclo de Aprovação de Projetos e Contratos de Investimentos).

A visita técnica aos locais das obras foi realizada para mapear as regiões de intervenção. Foram identificados os aspectos sociais, ambientais e de infraestrutura relevantes, bem como a área de influência direta do projeto, incluindo comunidades, residências e áreas comerciais impactadas temporária ou permanentemente. Também serão analisados o planejamento da obra e a locação dos canteiros de obras.

A expectativa das lideranças que participaram do encontro é de que com implantação da nova avenida, São José se consolida como um polo de desenvolvimento, recebendo melhorias significativas em sua infraestrutura viária, o que contribui para a qualidade de vida dos cidadãos e para o crescimento sustentável da região.

Confira o vídeo

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×