Rádio Clube Compartilhar
Problema crônico

“Horas na fila para receber um não”, moradores reclamam de posto de saúde em Lages

A comunidade cobra uma solução das autoridades

• Atualizado

Alessandra Simionato

Por Alessandra Simionato

Rádio Clube

Por Rádio Clube

Foto: Gabriel Senem/Rádio Cllube de Lages
Foto: Gabriel Senem/Rádio Cllube de Lages

Atendimentos reduzidos, poucas fichas de consulta e demora são as principais queixas dos moradores que precisam utilizar o posto de saúde do bairro Araucária, em Lages. Na manhã desta quarta-feira (15), filas foram registradas no local.

Geiser Ramos Muniz, vice-presidente do bairro, conversou com a reportagem da Rádio Clube sobre o assunto. Segundo ele, o posto atende os bairros Santa Catarina, Novo Milênio, Cruz de Malta, Araucária e parte do Santo Antônio.

A reclamação dos moradores é referente a falta de médicos de produção na unidade. Ainda, um abaixo assinado foi feito em 2023, onde houve a flexibilização da entrega de fichas para duas vezes por mês. Ainda segundo o representante da comunidade, a unidade tem três médicos disponíveis para atender quatro bairros, e as fichas não são suficientes.

A população acaba voltando para casa sem conseguir agendamentos ou troca de receitas. Um morador do bairro, de 69 anos, com deficiência física e que faz uso de muletas, relatou que chegou no posto por volta das 07h30 e até às 09h30 não havia sido atendido, “tive que ficar e pé na fila me segurando na muleta e nas paredes”, diz o senhor.

O morador ainda realata que essa dificuldade no posto de saúde se arrasta por alguns anos, e não há melhora.

Estou cheio de dores, desgastes nos ossos, com seis cirurgias e trombose, e ainda tenho que ficar na fila esperando horas, para quando chega na porta do posto, receber um não. E não tem médico para atender, apenas duas enfermeiras.

A população dos bairros afetados, cobra uma solução do vereador representante da região e também da prefeitura de Lages.

Registro da fila formada na manhã desta quarta-feira (15), no posto de saúde em Lages | Foto: Gabriel Senem/Rádio Clube de Lages

O que diz a Saúde de Lages

A Rádio Clube está em busca de uma resposta com a Secretaria de Saúde desde a semana passada. A informação que obitvemos, até o fechamento dessa matéria, é que a secretaria esta ciente da situação, e reuniões estão sendo feitas para resolver o problema de falta de médicos e demora nos atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde.

Matéria em colaboração com o repórter Gabriel Senem

>>> Para mais notícias, siga a Clube no InstagramFacebookX (Twitter) e TikTok.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.