Meio Ambiente Compartilhar
Medidas emergenciais

Casan se reúne com moradores da Lagoa e vereadores na Câmara Municipal

A reunião teve o objetivo de discutir medidas emergenciais de auxílio aos moradores atingidos pelo rompimento da lagoa de evapoinfiltração.

• Atualizado

Redação

Por Redação

Aconteceu na manhã desta segunda-feira (8), uma reunião da Comissão Temporária da Lagoa da Conceição, na Câmara dos Vereadores de Florianópolis. Representantes da Casan, vereadores e representantes dos moradores se reuniram para discutir medidas emergenciais de auxílio aos moradores atingidos pelo rompimento da lagoa de evapoinfiltração.

Os representantes da Casan afirmaram ter interesse nas negociações e afirmam que pretendem indenizar todos os moradores atingidos. Na ocasião, o presidente da Câmara, Roberto Katumi (PSD) enfatizou os nomes dos responsáveis pela comissão de moradores, para que haja clareza no agendamento das próximas reuniões, e para que a Casan reconheça a autenticidade da comissão. Foi ressaltado que essa Comissão representa apenas os moradores da Servidão Manoel Luiz Duarte.

A representante dos moradores, Amanda Nicoleit, foi uma das primeiras a ter a palavra e reafirmou as várias tentativas de comunicação sem sucesso com a Companhia. Amanda também enfatizou que moradores que já assinaram o edital que prevê auxílio emergencial, também estão sendo representados, por conta de todas as discussões que ocorreram depois do entendimento do documento.

A Comissão dos Moradores preparou um documento para apresentar à Casan sugerindo medidas. Uma das reinvindicações é anular algumas clausulas do edital que prevê ajuda de R$ 10 mil aos moradores, já que esse valor não cobriria possíveis gastos.

Além da fala dos representantes da Casan e dos moradores, os vereadores que participam da Comissão se manifestaram. Os parlamentares mostraram apoio e solidariedade aos moradores e ressaltaram medidas para auxílio às famílias. Uma das reinvindicações é para que a Companhia contrate uma empresa independente para fazer o levantamento dos danos materiais, pois não seria ideal que a própria Casan realizasse esse inventário, já que é parte interessada no caso.

Responsabilidade ambiental

Durante a reunião, um dos moradores ressaltou que no dia 21 de janeiro, um de seus vizinhos percebeu que a lagoa de tratamento estava quase transbordando, e entrou em contato com a Casan para que mandassem um técnico até o local, mas que por conta do excesso de chuva ele não foi até o ponto crítico para analisar o caso.

O morador chamou atenção para a gravidade do ocorrido, e alertou que se o problema tivesse sido identificado antes, poderia ter sido prevenido.

Vereadores também trouxeram a pauta do licenciamento da lagoa, que estaria vencido. Além disso, os parlamentares cobraram postura de responsabilidade ambiental da Casan. O presidente da câmara por sua vez, reafirmou que a intenção da reunião era solucionar um problema emergencial das famílias atingidas e que medidas punitivas seriam discutidas posteriormente.

Negociação

Por fim a principal reinvindicação foi para que a Casan se responsabilizasse imediatamente pelo pagamento dos aluguéis e sobre a renda dos moradores que necessitassem. Foi decidido que haverá outra reunião na terça-feira (9), para tratar do assunto. Representante dos moradores, Comissão dos vereadores estarão presente às 14h junto à presidência da Casan para tratar do futuro das famílias atingidas.

Leia mais:

>> Para receber as informações mais importantes do dia pelo WhatsApp, gratuitamente, basta clicar AQUI!

>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTERINSTAGRAM E FACEBOOK

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.